DanceAbility International
De Wikidanca
DanceAbility Internacional é uma organização sem fins lucrativos sediada em Eugene, Oregon. Realiza programas educativos, performances, workshops e formação de professores visando cultivar um terreno comum para a expressão artística, criativa para pessoas com e sem deficiência.
"O termo DanceAbility denota um interessante jogo de palavras em que se faz uma crítica ao termo disability empregado aos corpos deficientes nos EUA". (TEIXEIRA, 2011, p.120)
Tabela de conteúdo |
Histórico
Em 1987 Alito Alessi e Karen Nelson, começaram a trabalhar a dança com um grupo misto de pessoas com e sem deficiência. Alessi foi o pioneiro a utilizar a técnica do Contato Improvisação para pessoas com deficiência e a isso deu o nome de método DanceAbility. Juntamente com Karen Nelson fundou, então a DanceAbility International e a Joint Forces Dance Company (JFDC).
Mais tarde Karen Nelson deixou a JFDC para investir em outros interesses pessoais. Alito Alessi continuou com o grupo e começou a receber convites para se apresentar e realizar workshops em outros países, disseminando assim, o método DanceAbility e contribuindo muito para o desenvolvimento da dança inclusiva internacionalmente.
Em 1997, a DanceAbility Intenational realizou o primeiro curso de Certificação de Professores DanceAbility e desde então este curso forma centenas de pessoas de diversos países. O objetivo da organização é, por meio de performances, workshops, programas de educação e formação de professores utilizar a dança como um meio de mudar as ideias preconcebidas sobre deficiência.
Integrantes
Alito Alessi - Diretor Artístico / Diretor Executivo
Sara Zolbrod – Diretora
Marnie Pierce e Rachel Gehr - Assistente de produção / Escritório
Conselheiros
Emery Blackwell
Steve Christiansen
Dr. Nancy Meltzoff
Tylar Merrill
Shannon Möckli
Michael Schapiro
Dançarino Principal
Emery Blackwell
Emery é dançarino, coreógrafo, músico, compositor e professor. Ele tem paralisia cerebral, e está envolvido na promoção dos direitos civis e humanos por muitos anos. Ele foi uma das primeiras crianças com paralisia cerebral a serem integradas no sistema de ensino público de Oregon. Ele é membro e presidente da Oregonians for Independent Living, um grupo que foi fundamental para a aprovação de uma lei garantindo a cada cidadão com deficiência de Oregon o direito de uma vida livre e inserida na sociedade.
Emery estudou com Alito Alessi e dança com ele desde 1989. Além de dançar, Emery já atuou como coreógrafo e compôs trilhas sonoras para algumas performances. Como professor DanceAbility ministrou aulas em diversos países. Ele diz que seu objetivo é ajudar as pessoas a perceberem e se comunicarem de uma forma mais criativa e expressiva.
Prêmios
As premiações a seguir são referidas a DanceAbilty international, A Joint Fources Dance Company ou ao diretor Alito Alessi. Fulbright Senior Specialist - 2007
Hong Kong Choreographer of the Year Award - 2007
Asian Cultural Council Fellowship - 2006
Guggenheim Fellowship - 2005
Fentress Endowment Award, Eugene Arts and Letters Award - 2005
National Endowment for the Arts Choreographer’s Fellowship - 1995 - 1996
National Endowment for the Arts 2-year Choreographer’s Fellowship - 1992-1994
Oregon Arts Commission Choreographer’s Fellowship - 1990-1991
National Educational Film & Video Festival, Silver Apple Award and American Film & Video Association Festival , finalista ‘Common Ground: Dance and Disability’ (co-produtor, professor da oficina do referido documentário) - 1991
Oregon Governor’s Arts Awards, Guest Choreographer - 1991
Metropolitan Arts Commission Award - 1989-1990
Tides Foundation Award - 1988-1989
Common Foundation Artist in Community Award - 1987-1988
University of Oregon Kole Cup Award and Joseph Kinsman Starr scholarship for outstanding community contributions – 1974
Referências
[1] TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em cena/ Carolina Teixeira. João Pessoa. Editora Ideia 2011. P.120.