Centro Brasileiro de Dançaterapia
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Histórico
O Centro Brasileiro de Dançaterapia surgiu em meados da década de 00, a partir da criação de uma parceria entre o Centro Creativo de la Danzaterapia, dirigido por María Fux e a McGross – Gestão de Projetos. A iniciativa partiu da realização, em São Paulo, de um Workshop de Dançaterapia no Colégio Marista Arquidiocesano e no clube A Hebraica. A parceria possibilitou a criação e a implantação do Programa Brasileiro de Formação em Dançaterapia, em São Paulo, e com isso à certificação da primeira turma de profissionais em Dançaterapia do Brasil.
A principal atividade do Centro Brasileiro de Dançaterapia é a capacitação de novos profissionais para a área, a fim de divulgar e difundir a prática da Dançaterapia no Brasil. Desta forma, o Centro Brasileiro de Dançaterapia é fundador (pioneiro na criação, implantação e gestão) do Programa de Formação em Dançaterapia, em São Paulo. O Centro abre suas portas para profissionais e estudantes de diversas áreas da dança, saúde, educação e RH que se interessam por corpo, dança e movimento e queiram se capacitar em Dançaterapia.
A organização está voltada à gestão de conhecimentos direcionados ao bem estar e à qualidade de vida do ser humano em seus aspectos integrais, através de vivências, projetos e Programa de Formação, Aperfeiçoamento e Pesquisa em Dançaterapia e sua integração com os campos da educação, saúde, artes e gestão de pessoas, que acolhe estudantes e profissionais de todo o Brasil.
Mirian Loverro
O Centro é dirigido pela dançaterapeuta Mirian Loverro, precursora da metodologia de María Fux. Mirian foi a criadora do Programa de Formação em Dançaterapia no Brasil. É pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e graduada em Comunicação Social pela UMESP. Atua nas áreas de bem estar, educação e sustentabilidade no mercado institucional, corporativo e terceiro setor. É parceira no projeto "Bem Estar" do grupo europeu Costa Crociere e Fitness Brasil, e colaboradora de programas sociais que trabalham a dança como canal educativo e de transformação do indivíduo, entre eles o Núcleo de Saúde e Terceira Idade da Prefeitura Municipal de São Paulo, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e AMAAF. Colaborou nas políticas públicas para a implantação de programas na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
María Fux
Atua como dançarina, coreógrafa e dançaterapeuta. María Fux é reconhecida como desenvolvedora do método de Dançaterapia. Possui uma estética própria e uma compreensão da dança como um caminho para a plenitude do potencial expressivo que todos possuem.
Seu trabalho engloba não só os profissionais da saúde, como fisioterapeutas e psicólogos, mas se amplia para diversas áreas, como as artes, a educação e ginasticas. María é constantemente convidada para comparecer em instituições, conferencias e seminários, a fim de testemunhar a experiência de integração, proposta por seu método, entre deficientes variados e pessoas que se interessam pela abordagem tratada pela Dançaterapia. Sua obra é integrativa, tendo em suas aulas alunos down, surdos, deficientes mentais, pessoas com problemas de isolamento ou solidão, idosos, entre outras.
Programa de Formação em Dançaterapia
O curso
O Programa de formação, fundamentado na metodologia María Fux, foi desenvolvido para atender às necessidades do público brasileiro, se destacando no mercado nacional na capacitação para o exercício da Dançaterapia.
O curso básico para se tornar um Facilitador em Dançaterapia tem um caráter de educação continuada e aperfeiçoamento, com carga horária de 360 horas, divididos em 12 módulos vivenciais de Dançaterapia; 9 módulos de disciplinas específicas, estudos e pesquisas; orientação, créditos, estágio e acompanhamento (grupo e individual). Cada módulo do curso tem duração de um mês, e buscam um percurso criativo, teórico-prático que permite ao participante expandir seus conhecimentos, possibilitando o crescimento pessoal e profissional. O certificado de Facilitador em Dançaterapia é emitido após o aluno ter participado de todos os módulos, cumprido todos os créditos do Curso e preenchido todos os requisitos necessários exigidos pelo Centro Brasileiro de Dançaterapia, que o torne apto a atuar no mercado de trabalho.
Após o curso básico do Programa de Formação em Dançaterapia, o facilitador pode prosseguir seus estudos de aperfeiçoamento do Programa - um semestre, que consiste de seis módulos avançados de formação - distribuídos de acordo com a necessidade de cada aluno. Após ter cumprido todas as etapas e preenchido todos os requisitos necessários, exigidos pelo Centro, o aluno recebe uma segunda certificação, processo no qual poderá tornar-se um parceiro credenciado do Centro Brasileiro de Dançaterapia.
Público-Alvo
O caráter transdisciplinar do Curso abrange as áreas de educação, artes, esportes, saúde e terapia. Portanto é aberto a psicólogos, bailarinos, terapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores, arte-educadores, fisioterapeutas, artistas, arte-terapeutas, profissionais da saúde, educadores físicos, musicoterapeutas, profissionais que trabalham com pessoas com necessidades especiais, representantes do terceiro setor, fonoaudiólogos, assistentes sociais, esportistas, profissionais de recursos humanos, médicos, estudantes e profissionais interessados em dança, corpo e movimento.
Conteúdo Programático
- Utilização da linguagem não-verbal;
- Desenvolvimento da percepção de si, do outro e do espaço através dos movimentos;
- Uso da voz e do corpo - exploração do “som” corporal;
- Reconhecimento e domínio da unidade e energia do corpo;
- Conhecimento do ritmo interno e sua relação com a palavra;
- Estímulos não-audíveis. O silêncio e o ritmo do coração;
- Escuta corpórea da música;
- Capacidade de despertar e sentir emoções;
- Uso de linhas, cores e formas como recursos de comunicação com os surdos e hipoacústicos;
- Estímulos criativos para mobilizar o corpo;
- Estímulos visuais e musicais para pessoas com diferentes limitações;
- Exercícios para trabalhar a concentração, imaginação, expressão, e integração com o grupo;
- Sensibilização e improvisação - reconhecimento da música através do corpo;
- Importância da Dançaterapia para indivíduos com distúrbios emocionais e psicológicos;
- Importância da Dançaterapia para pessoas com necessidades especiais;
- Comunicação corporal;
- Psicologia Transpessoal: uma abordagem transdisciplinar;
- História da dança e as Tradições Brasileiras;
- Anatomia do Movimento;
- Aspectos da Filosofia e as Tradições no Oriente e no Ocidente;
- Fundamentos da Arte, Cultura e Antropologia;
- Música e seus elementos;
- Elementos da Musicoterapia;
- Elaboração de Projetos;
- Fundamentos da Arterapia.
Professores Convidados
- María Fux (mestra honorária)
- Mirian Loverro
- Kaká Werá Jecupé
- Sandro Leite
- Lilian Engelmann
- Roberto D`Ugo Jr.
- Marcos Gross
Mercado de Trabalho
A Dançaterapia é um novo campo de trabalho no Brasil, assim se configura como um mercado em expansão, oferecendo possibilidades de atuação em diversas áreas da sociedade como saúde, educação, terceiro setor, arte e cultura, setor esportivo e corporativo. A prática da Dançaterapia pode ser aplicada no cotidiano das instituições articulada com diversos setores da saúde e educação.
Workshops
O Centro Brasileiro de Dançaterapia desenvolve workshops, vivências e atividades especiais em diversas cidades e organizações do Brasil através de parcerias com instituições públicas, privadas e não-governamentais interessadas em desenvolver localmente a prática da dançaterapia com grupos. Os workshops são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada organização ou empresa, a fim de atender da melhor maneira possível aqueles que buscam, através da Dançaterapia, uma forma de expandir canais para um novo olhar diante da vida e para possibilidades não percebidas.
Dançaterapia in Company
É uma inciativa do Centro Brasileiro de Dançaterapia para colaborar na Gestão de Pessoas e incentivar a promoção do autoconhecimento e equilíbrio de funcionários de empresas diante dos desafios diários, do stress, do acúmulo de responsabilidades e do excesso de informação gerenciado pelas equipes no cotidiano organizacional, uma vez que a Dançaterapia contribui para minimizar os distúrbios do sistema físico-emocional-espiritual como insônia, falta de concentração, desmotivação, depressão, ansiedade e fobias, que afetam os relacionamentos e a produtividade no ambiente organizacional. É um método funcional que estimula a integração, a comunicação, a sinergia e a cooperação corporativa, resgatando a autoestima e promovendo bem-estar entre os funcionários.
A prática de Dançaterapia nas empresas é indicada em todos os níveis organizacionais, uma vez que é um canal de crescimento, descoberta, relaxamento e promoção constante do seu bem-estar integral.
O Centro Brasileiro de Dançaterapia desenvolve projetos "in company", que visam atender às necessidades de cada empresa de maneira personalizada.
Parcerias
Costa Cruzeiros
Redes Sociais - Senac SP
Faculdade de Musicoterapia da UniFMU
AMAAF
Bem Estar e Qualidade de Vida
Projeto Aprendendo a Viver
Pedago Brasil
São Paulo Convention & Visitors Bureau
Contato
E-mail: dancaterapiabrasil@uol.com.br
Ligações Externas
Site do Centro Brasileiro de Dançaterapia
Referências
Centro Brasileiro de Dançaterapia. Disponível em: <http://www.dancaterapia.com.br/> Acesso em: 18 de jun. de 2013.
María Fux Danzaterapia. Disponível em: < http://www.mariafux.com.ar/> Acesso em: 12 de jun. de 2013.