Dança do Jarro

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Jarro (1).jpg


A Dança do Jarro – Raks Al Balaas –, também conhecida como “Dança do Nilo” surgiu nos desertos do Egito, entre os beduínos.

No Egito Antigo, a água era muito escassa, e só era obtida após as cheia do Rio Nilo, com isso, celebravam a vida através de movimentos realizados com o jarro. Desta forma, esta dança é de celebração, comemoração e muita alegria, fazendo uma reverência à água e representando a vida.

A dança com o jarro é uma representação de uma parte da cultura egípcia, ligada ao rio Nilo. Essa dança, assim como outras ganhou sua versão para palco pelo coreógrafo Mahmoud Reda, a fim de mostrar as danças do seu cotidiano.

As movimentações realizadas nesta dança são muito alegres, descontraídas e animadas. O jarro é utilizado como objeto cênico, que a bailarina dança o tempo todo, fazendo movimentos que lembram passeios, ou remetendo a ação de pegar água no rio, além de mostrar habilidade equilibrando-o em diversas partes de seu corpo.

Os ritmos mais adequados para esta dança são o Said e o Falahi.


Jarro.jpg


Indumentária

Geralmente se utiliza como figurino um vestido, ou outro traje que cubra o ventre. O jarro, elemento principal desta dança, normalmente e feito de barro, ou imitando barro.


Referências

Cadernos de Dança. Dança do jarro. Disponível em: <http://cadernosdedanca.wordpress.com/2010/06/30/danca-do-jarro/> Acesso em: 10 de jul. de 2013.

Central da Dança do Ventre. Disponível em: <http://www.centraldancadoventre.com.br/> Acesso em: 10 de jul. de 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home