Dimenti
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Histórico
O Dimenti, Salvador/BA, opera duas forças autônomas: produtora cultural e grupo artístico.
Fundado em 1998, o Dimenti vem desenvolvendo uma pesquisa de linguagem que realiza articulações pluriartísticas com profissionais de formações variadas: dança, teatro, letras, comunicação, administração, psicologia.
A Produtora
A produtora está interessada nos múltiplos campos das artes – dança, teatro, música, artes visuais, literatura, cinema e vídeo -, e em criar um ambiente de referências e trocas estéticas entre os artistas e coletivos com os quais colabora e o próprio grupo artístico Dimenti.
Enquanto produtora cultural, o Dimenti tem se desdobrado em diferentes ações:
- criação e pesquisa artísticas;
- circulação e difusão de obras nacionais e internacionais;
- registro e documentação de ações culturais;
- realização de eventos culturais e pedagógicos – seminários, fóruns, intercâmbios, residências artísticas, oficinas, festivais e o que ocorrer.
O Grupo
Enquanto grupo artístico e produtora cultural, o Dimenti tem se desdobrado em ações ligadas à criação e à gestão de projetos culturais e pedagógicos – mostras e festivais, circuitos de repertório, residências artísticas, debates, intercâmbios, publicações, audiovisuais (cds, dvds, videoclip, documentários e curta-metragens).
Nas obras do repertório são estabelecidas conexões com mídias e princípios diversos, a exemplo de traduções coreográficas e dramatúrgicas de obras literárias, e de uma percepção humorística que relaciona questões variadas como representações culturais e consumo. Dentre os seus trabalhos estão: o curta-metragem filmado no Recôncavo Baiano Sensações Contrárias; a coreopeça infantil Chuá; a performance-palestra Tombé; a instalação Um Dente Chamado Bico – feita em colaboração com Sheila Ribeiro/dona orpheline – e o encontro de artes Interação e Conectividade.
Com as suas criações cênicas e audiovisuais, o Dimenti tem participado de festivais e projetos no Brasil e no exterior como: Rumos Itaú Cultural Dança (São Paulo), Panorama de Dança (Rio de janeiro), Festival do Teatro Brasileiro (Pernambuco, Ceará, Maranhão), Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (Ceará), Festival Internacional de Artes Cênicas (Bahia), Porto Alegre em Cena (RS), Mostra “Brazil Knows What Videoart Is” – Centro Cultural Le Cube (França), Move Berlim (Alemanha).