Tahtib
De Wikidanca
O Tahtib teve origem na região norte do Egito, entre Gizé e Edfu. O nome "tahtib" significa "dança com bastões". Basicamente o Tahtib traz muita energia, e o bastão tem uma conotação de masculinidade, praticamente um representante da sexualidade masculina.Esta dança é tipicamente masculina, e se caracteriza pelo manuseio de dois bastões, que representam o cajado que os egÃpcios carregaram para se proteger em combates e pastorear rebanhos. Assim, esse bastão passou a ser utilizado nas danças em datas comemorativas.
A partir do Tahtib, originou-se a dança da bengala, ou Raks Al Assaya.
Geralmente é dançado ao ritmo Said, com marcações fortes de percussão. Esta dança foi introduzida aos palcos pelo coreógrafo Mahmoud Reda, que queria levar as danças do cotidiano para o mundo espetacular.
Para o palco essa dança ganhou um caráter de batalha, a fim de exaltar a masculinidade, desta forma, geralmente essa dança é apresentada por dois homens, simulando uma luta. Estes realizam acrobacias com o bastão, demonstrando agilidade e habilidade, dando um caráter mais agressivo e forte que a versão feminina, que, apesar de também ser habilidosa, é mais alegre e graciosa.
Referências
Central da Dança do Ventre. DisponÃvel em: <http://www.centraldancadoventre.com.br/> Acesso em: 10 de jul. de 2013.
Dança do Ventre Brasil. Saidi. DisponÃvel em: <http://www.dancadoventrebrasil.com/2010/05/folclore-saidi.html#ixzz2ZyShBG4g> Acesso em: 12 de jul. de 2013.