Arnaldo Peduto

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Gabihortencio (disc | contribs)
(Criou página com 'Nasceu no Rio de Janeiro, em 25/11/1945. Irmão de Luiz Sorel, também conhecido no mundo artístico. Iniciou seus estudos profissionais em 1966, no Rio de Janeiro, na extinta TV...')

Edição atual tal como 19h41min de 12 de julho de 2011

Nasceu no Rio de Janeiro, em 25/11/1945. Irmão de Luiz Sorel, também conhecido no mundo artístico. Iniciou seus estudos profissionais em 1966, no Rio de Janeiro, na extinta TV Tupy, e entrou para a TV Globo em 1967, como bailarino em espetáculos coreografados por Juan Carlo Berardx.


Representou o Brasil no Festival de Verão de Moscou em 1970, e em 1971 apresentou o musical infantil 'Quem Quer Casar com a Dona Baratinha', no Teatro Alvorada.


Em 1972 apresentou-se no Centre Culturel Français, em Abidjan na Costa do Marfim/África e fundou a Academia de Dança, filiada à Federação Francesa de Dança. No memso ano, apresentou o espetáculo 'Pussy Cat' em Marselha, na França, e em 1973, o espetáculo 'Ipanemíssima' com Suzana Vieira e 'O Gigante Egoísta', no Teatro Glauber Rocha.


Em 1974, apresentou na Boite Erótica o espetáculo 'Rio - Fantástico Show da Vida Fácil', com Sidney Magal.


Em Manaus, no mês de maio de 1977 anunciou um curso de dança no Bancrévea Clube. Devido à grande aceitação, as aulas foram transferidas para o Teatro Amazonas.


Formado em Educação Física pela Fundação Universidade do Amazonas, Arnaldo Peduto relaizou cursos no Geofreu Ballet e Luigi, ambos em Nova York, além de um curso de jazz e sapateado em Hollywood.


Apresentou-se com suas alunas no Teatro da Paz, em Belém, no Teatro Amazonas, Tropical Hotel, CIEC, Colégio Militar, Rio Negro Clube, Ideal Clube, e coreografou durante vários anos o Concurso de Miss Amazonas, além de chefiar a delegação de ginástica rítmica nos Jogos Estudantis de Brasília.


Coreografou, dirigiu e dançou em espetáculos de sucesso, principalmente nos palcos do Teatro Amazonas, como: 'Cabaret', 'Jesus Cristo Superstar', 'All That Jazz', 'Chorus Line', '42th Street' (sapateado), 'Bolero de Ravel' e 'Sonho Amazônico' (peça teatral).


Classificou o Estado do Amazonas em terceiro lugar no Festival de Dança de Joinville com as coreografias 'Sangue de Pantera' (jazz) e 'Memórias' (contemporâneo). Corina Almeida e Maria de Jesus Almeida foram pessoas muito importantes na vida deste profissional.


Arnaldo Menezes Peduto morreu em 22/07/1994 no Rio de Janeiro, e deixou um grande legado de profissionais que passaram por suas mãos. Dentre estes profissionais, destacam-se: Conceição Souza, Jeanne Abreu, Monique Andrade e Carmem Arce, profissionais de talento e que deram continuidade ao trabalho de Peduto.


Para suas alunas e tantas outras pessoas que acompanharam o seu trabalho, ele foi um verdadeiro professor, artista, mestre de vida, um homem liberto de vaidades e materialismo, simples e humilde que transformou alunos em profissionais, bailarinos renomados e contribuiu para o desenvolvimento cultural de Manaus.



Fonte: Secretaria de Estado de Cultura - SEC




GabihortencioGabihortencio 16h41min de 12 de julho de 2011 (BRT)

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home