Dia Internacional da Dança

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Wikidança (disc | contribs)
(Criou página com ''''Data da celebração no dia 29 de abril.''' ==História== Em 1982, o dia 29 de abril foi instituído como o DIA INTERNACIONAL DA DANÇA pelo [[Comitê Internacional de Dan...')
Edição posterior →

Edição de 19h57min de 7 de dezembro de 2011

Data da celebração no dia 29 de abril.

História

Em 1982, o dia 29 de abril foi instituído como o DIA INTERNACIONAL DA DANÇA pelo Comitê Internacional de Dança, CID, ligado à UNESCO, com o objetivo de atingir ao grande público, reunindo um número cada vez maior de pessoas em torno do interesse por essa linguagem. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do balé moderno. Além do caráter comemorativo, a data marca a reivindicação da classe artística por um maior espaço – físico, simbólico e econômico para a Dança no mundo, propondo ainda um movimento pela paz e igualdade, superando as diversas barreiras através deste linguagem universal.


A cada ano, em virtude do DIA INTERNACIONAL DA DANÇA, uma grande personalidade que ocupa desta linguagem dedica uma mensagem de reflexão sobre a arte, que é divulgada oficialmente pelo CID para a comunidade mundial da dança. Além desta ação, o Comitê estabelece uma série de diretrizes para orientar o trabalho de dançarinos, coreógrafos e entusiastas da dança em geral a respeito das atividades que devem ser desenvolvidas em função da data comemorativa. De acordo com o documento divulgado no site do CID(), os eventos em torno do DIA INTERNACIONAL DA DANÇA devem ser promovidos com cunho educacional e de formação de platéia, incluindo atividades gratuitas e ocupando espaços pouco usuais, a fim de chamar atenção de quem não tem familiaridade com esta forma de arte.


Fonte

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home