Marília Coelho

De Wikidanca

Edição feita às 19h33min de 2 de junho de 2013 por Marilia.petrechen (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

VERBETE EM CONSTRUÇÃO!

MARÍLIA cOELHO SE ELES TEM PERFIL.jpg

Marília Coelho é artista de dança e pesquisadora de novas mídias, artes cênicas e danças aéreas (técnicas circenses).


Nascida em Botucatu, interior de São Paulo, Brasil no ano de 1981, atua na área de dança como estagiária e colaboradora de grupos amadores que frequentou desde 1993 e profissionalizou-se dedicando-se totalmente ao que pode-se chamar de sua dança até a atualidade.

MURILO gANESH 303 FEST ROSTO.jpg

Marília , ao lado do parceiro e artista visual Bruno Kurru, foi contemplada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para a Internet 2010 com a art web/ dança virtual IMATERIAL. (http://imaterial.net)


<toc>

Formação

Formou-se Bacharel em Dança em 2004 pelo Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP) e no curso Relatedness in Motion da Trinity Laban Conservatoire of Dance de Londres/UK.

Estudou também em muitos cursos livres e residências artísticas encontrando profissionais e grupos como: Intrépida Trupe (Rio de Janeiro –RJ), Taanteatro com Maura Baiochi e Wolfgan Panneck (São Paulo- SP), Fábio Manzonni e Sandro Borelli (São Paulo- SP), Quadra Pessoas e Idéias (Votorantim- SP), Núcleo de Dança Nice Leite Ilara Lopes (São Paulo- SP), John Chanik (USA), Academia Brasileira de Circo (São Paulo – SP), Clube Escola Circo (pólo Jardim São Paulo- SP).

Criações

ENTRE 2006 – 2012... Espetáculo em processo convidado a se apresentar no extinto Festival de Dança de Londrina, PR em 2006. Em 2012 recebeu o Prêmio de Incentivo à Produção Artística do Município de Botucatu, São Paulo.

Pesquisa de dança que Marília desenvolve desde 2006. Processo de composição entre os entres. O grande presente de termos o livre arbítrio de poder escolher viver o presente conscientemente.

“ Entre você e eu, eu e o mundo, o mundo e você, você e o virtual, o virtual e o real, o real e a ilusão, a ilusão e o presente.”


Concepção e Dança: Marília Coelho Bailarinos convidados: Ariane Garcia, Heloísa Cordeiro, Hladine Shakti, Laís Renófio e Marcella Ferreira. Músicos convidados: Fernanda Ribeiro, José Pimentel e Mathias Jacob. Música: Serhan Berberoglu. Cenário: Marília Coelho Pintura sobre tela utilizada no cenário: Bruno Kurru

IMATERIAL http://imaterial.net Dança virtual / web-art interativa que desenvolvo junto com o artista Bruno Kurru, dentro da plataforma Ímã. A obra foi produzida com a Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet em 2011. Trata-se de uma mistura entre dança e diversas linguagens visuais e tecnológicas, apresentando o movimento em diferentes intersecções estéticas e contextos imaginários.

“Foi desenvolvida como um organismo vivo e sem limites, onde podemos postar novos conteúdos a qualquer momento. Uma dança em constante processo.” – Diz Marília sobre o trabalho.”

Apresentada em forma de instalação no festival MAP/P - Mostra de Processos em Porto, Portugal em 2012; e integrante da programação do FILE Festival - Electronic Language International Festival, no Itaú Cultural em São Paulo, SP. 2012.


Apresentações Selecionadas

2013

- Apresentou a dança "Correndo atrás de teus passos", na cerimônia de Vyasapuja de Gurudeva Atulananda Acharya em Santiago/Chile. - Apresentou a dança-instalação "Gotas" do núcleo Maya-Lila na Av. Paulista em São Paulo/Brasil. - Apresentou a intervenção de dança "Organóides" com o núcleo Maya-Lila no Sesc Santana, São Paulo/Brasil.

2012

- Bailarina selecionada para o elenco de “Estudos para Clarabóia”, com direção de Morena Nascimento e Andreia Yonashiro. Montagem e temporada nos meses de novembro e dezembro/2013 no Sesc Belenzinho, São Paulo-SP/Brasil. - Estreia e breve temporada de seu primeiro solo de dança “Entre” no Mirante das Artes e Colégio La Salle. Botucatu - SP/Brasil. Obra contemplada pelo Prêmio de Incentivo à Produção Artística do município; - Apresentou como convidada as obras “Gotas”, “Manifesto dos Seres” e “Organóides” no Boom Festival, Idanha-a-Nova/Portugal; - Apresentou a obra “Imaterial” na Mostra MAP/P, dentro do Festival da Fábrica de Movimentos em Porto, Portugal; - A obra “Imaterial” foi selecionada para participar do FILE Festival - Festival da Internacional da Linguagem Eletrônica. Itaú Cultural, São Paulo/SP; - Bailarina selecionada para participar da residência Exercícios Compartilhados, no Estúdio Nave em São Paulo/SP.

- 2011

- Lançamento da webart "Imaterial" em parceria com Bruno Kurru. Obra contemplada pelo Prêmio Funarte de Artes Integradas; - Bailarina selecionada para participar da residência NUTAAN, da Taanteatro Cia. em São Paulo/SP.

- 2010

- Apresentou a obra “Número Fictício” no espaço La Nave em Barcelona/Espanha; - Apresentou as obras “Oráculo”, “Número Fictício” e “Na irrealidades” no Boom Festival - Idanha-a-Nova/Portugal; - Participação em “Amazônia”, artista selecionada para integrar o espetáculo multimídia produzido pelo Sesc SP/Brazil, Bienal de Munique/Alemanha, ZKM Karlsruhe/Alemanha, Goethe Institut, Teatro Nacional São Carlos de Lisboa/Portugal e Hutukara Yanomami Association/Brazil no Sesc Pompéia - São Paulo/Brasil;

2009

- Bailarina convidada para dançar a obra “Chair/Pillow”, da renomada artista da dança Yvonne Rainer/USA. Teatro Paulo Autran/Sesc Pinheiros - São Paulo/Brasil; - Participação em “La Desaparición (ensaio III)”, performance de Juliana França e Marília Coelho com produção do Sesc Santos/SP/Brasil;

2008

- Apresentou a obra “Aos Vivos” no Boom Festival - Idanha-a-nova/Portugal; - Apresentou-se, como artista convidada do grupo musical Pedra Branca, no Ato Performático do Sesc da Esquina - Curitiba/Brasil; no Sesc Vila Mariana - São Paulo/ Brasil; no Festival de Inverno de Amparo/Brasil; e no Festival Multicultural em Curitiba/ Brasil; e no Sesc Sorocaba - São Paulo/Brasil; - Participação em “Welcome to the machine”, performance com direção de Fabio Mazonni e Sandro Borelli para o Festival Corpo Instalação no Sesc Pompéia - São Paulo/ Brasil

2007

- Bailarina convidada pela Cia. Nova de Teatro no espetáculo multimídia “Heiner Müller em Repertório”, produzido pelo Sesc Pinheiros - São Paulo/Brazil. Temporada no Sesc Pinheiros, Sesc Campinas/SP; e Sesc Copacabana - Rio de Janeiro/Brasil - Bailarina convidada para a remontagem do Ballet de Repertório “A Bela Adormecida”, com montagem de Jorge Pena e realização do Núcleo de Dança Nice Leite – Ilara Lopes, e apresentações na Sala São Paulo/SP, no Teatro Coliseu de Santos/SP, e no Teatro Municipal de Botucatu/SP/Brasil

2006

- Apresentação de “Deus lhe pague”, premiado solo de dança apresentado no Festival de Dança de Joinville/SC; Festival de Dança de Londrina/PR; Festival de Dança de Rio das Ostras/RJ e no Teatro Municipal de Botucatu/SP/Brasil

2005/2006

- Integrante fundadora da Micrantos Cia de danças, onde apresentou o espetáculo “Para que servem as estrelas?”com direção de Joana Lopes e apresentado no Espaço Cultural CPFL, Campinas/SP, no TUSP – Teatro da USP/São Paulo, no Centro Cultural Monte Azul, São Paulo/SP, no Instituto de Artes da UNESP, São Paulo/SP, no Centro Cultural Pés no Chão, Ilha Bela/SP, no Teatro Municipal de São José dos Campos/SP, no III Congresso de Extensão niversitária da UNESP, Águas de Lindóia/SP, no Teatro da Universidade São Marcos, São Paulo/SP, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/RJ e no Teatro Santa Cruz, São Paulo/SP/Brasil

2001/2004

- Integrante fundadora da Obscênica Trupe, onde apresentou o espetáculo “Alices”com direção de Carolina Mandell e apresentado no FRINGE – Festival de Teatro de Curitiba/ PR; no Espaço Cultural Semente, Campinas/SP; no “III Universidade em Cena” da USP, São Paulo; e selecionado a participar do “Projeto Sesi de Incentivo ao Teatro – circuito universitário” se apresentando em SESIs do interior do estado de São Paulo – Santo André, Mauá, Sorocaba, Santos, Araraquara, Marília, Rio Claro e Franca/SP/Brasil

Depoimentos Compartilhados

Imagem de Imaterial.net.


"Busco encontrar novas plataformas para apresentar minhas danças, seja através de imagens, na rua, em lugares inusitados, vídeos e websites. Amo o espaço cênico do teatro e suas possibilidades, mas tenho muita vontade de levar a dança para as pessoas de outras formas.”

Imagem 2 de Imaterial.net.

(...) Realmente acredito no poder da arte e vivo por isso. Aliás, minhas escolhas de vida estão intimamente ligadas à minha dança.


Tenho esperança de um mundo melhor e escolhi agir começando por mim mesma. (...)Tento viver simples, com pensamento elevado.

Ligações Externas

Marília em cena de "Se eles têm três carros eu posso voar...", 2011


http://senteovento.com/‎ - Site de Marília Coelho


Cena de Estudos para Clarabóia, dir. de Morena Nascimento e Andreia Yonashiro em que Marília se inspirou e pôde atuar em 2012.

http://dancetrip.tumblr.com/ - Dance Trip é um tumblr/blog em que Marília Coelho compartilha referências e inspirações.


Referências

http://senteovento.com/‎

http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/imaterial/ - acesso em 30 de maio de 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home