Mimese Cia de dança-coisa

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Paolavasconcelos (disc | contribs)
(Criou página com '== Introdução == Inicialmente esse grupo surgiu em Cruz Alta, interior do Rio Grande do Sul, como um projeto de pesquisa e extensão do curso de dança da UNICRUZ em 2002. De...')
Edição posterior →

Edição de 23h30min de 24 de novembro de 2011

Tabela de conteúdo

Introdução

Inicialmente esse grupo surgiu em Cruz Alta, interior do Rio Grande do Sul, como um projeto de pesquisa e extensão do curso de dança da UNICRUZ em 2002. Desde a sua criação a diretora responsável é a bailarina Luciana Paludo. Em 2004 a companhia passa a ter o caráter independente. Trabalharam como coreógrafos do grupo Mário Nascimento, Janaína Jorge, Kátia Kalinka, Igor Pretto e Luciana Paludo. A influência que permeiam o trabalho da companhia segundo a diretora Luciana Paludo é o “movimento contemporâneo” de dança em diversas sociedades. “Referindo se ao movimento de técnica, estética e entendimentos de dança e sociedade na contemporaneidade observando as tradições e rupturas dos movimentos artísticos.” A preparação técnica utilizada pelos bailarinos são aulas de percepção corporal, ballet clássico e dança moderna com referências contemporâneas.
CasaBild 053.jpg


Coreografias


Espetáculos

“Semelhanças” (2002-2004)
DSC02373.JPG
“Os Humores do Poeta” (2005)
É um espetáculo cuja inspiração nasce do (e no) corpo. O corpo e seus estados, seus diferentes humores – e o que pode resultar disso, no movimento. Mescla coreografias, intervenções, performances, música e texto; sinaliza algumas variações de atitudes que podemos assumir em diferentes estados de ânimo – isso se reflete na velocidade, no peso, no espaço ocupado para determinado movimento ou seqüência; nos padrões de movimento e elementos escolhidos para cada coreografia.
“Um corpo bem de perto” (2006)
“Argumentos para o Espaço” (2011)
Argumento para o espaço é uma idéia; parte do princípio de que o corpo está ali, no espaço, em sua relação com distintas temporalidades. Nesse ínterim, entre tensão e desejo, se forma o movimento; se eu cuidar desse movimento ele poderá virar uma dança?
Na intenção de responder, mais uma vez, a essa pergunta, convidei Eva Schul para dar forma a algumas possibilidades de movimento que iniciavam o seu percurso em meu corpo – mas, que estavam sem destino. Queria um motivo... Então, Eva me disse: ‘voar é com os pássaros’. No meio do caminho, encontrei o som desse movimento:Ettore Sanfelice e sua colaboração, na composição da música - que será tocada ao vivo em forma acústica; uma experiência.
Digitalizar0132.jpg
Foto de Bernardo Jardim Ribeiro
Depois disso, invariavelmente movida pela tensão do movimento e da forma, convidei algumas pessoas que estavam convivendo comigo para materializar mais um desejo, mais um argumento para o espaço; então surge ‘outra espécie’.
Fila.jpg
Foto de Bernardo Jardim Ribeiro
Link para vídeo do espetáculo[1]


Premiações


Referências

Questionário concedido pelo responsável do grupo para o projeto de pesquisa: DANTAS, et al.Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010
Blog da Companhia [2]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home