Mimese Cia de dança-coisa

De Wikidanca

Edição feita às 23h30min de 24 de novembro de 2011 por Paolavasconcelos (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Introdução

Inicialmente esse grupo surgiu em Cruz Alta, interior do Rio Grande do Sul, como um projeto de pesquisa e extensão do curso de dança da UNICRUZ em 2002. Desde a sua criação a diretora responsável é a bailarina Luciana Paludo. Em 2004 a companhia passa a ter o caráter independente. Trabalharam como coreógrafos do grupo Mário Nascimento, Janaína Jorge, Kátia Kalinka, Igor Pretto e Luciana Paludo. A influência que permeiam o trabalho da companhia segundo a diretora Luciana Paludo é o “movimento contemporâneo” de dança em diversas sociedades. “Referindo se ao movimento de técnica, estética e entendimentos de dança e sociedade na contemporaneidade observando as tradições e rupturas dos movimentos artísticos.” A preparação técnica utilizada pelos bailarinos são aulas de percepção corporal, ballet clássico e dança moderna com referências contemporâneas.
CasaBild 053.jpg


Coreografias


Espetáculos

“Semelhanças” (2002-2004)
DSC02373.JPG
“Os Humores do Poeta” (2005)
É um espetáculo cuja inspiração nasce do (e no) corpo. O corpo e seus estados, seus diferentes humores – e o que pode resultar disso, no movimento. Mescla coreografias, intervenções, performances, música e texto; sinaliza algumas variações de atitudes que podemos assumir em diferentes estados de ânimo – isso se reflete na velocidade, no peso, no espaço ocupado para determinado movimento ou seqüência; nos padrões de movimento e elementos escolhidos para cada coreografia.
“Um corpo bem de perto” (2006)
“Argumentos para o Espaço” (2011)
Argumento para o espaço é uma idéia; parte do princípio de que o corpo está ali, no espaço, em sua relação com distintas temporalidades. Nesse ínterim, entre tensão e desejo, se forma o movimento; se eu cuidar desse movimento ele poderá virar uma dança?
Na intenção de responder, mais uma vez, a essa pergunta, convidei Eva Schul para dar forma a algumas possibilidades de movimento que iniciavam o seu percurso em meu corpo – mas, que estavam sem destino. Queria um motivo... Então, Eva me disse: ‘voar é com os pássaros’. No meio do caminho, encontrei o som desse movimento:Ettore Sanfelice e sua colaboração, na composição da música - que será tocada ao vivo em forma acústica; uma experiência.
Digitalizar0132.jpg
Foto de Bernardo Jardim Ribeiro
Depois disso, invariavelmente movida pela tensão do movimento e da forma, convidei algumas pessoas que estavam convivendo comigo para materializar mais um desejo, mais um argumento para o espaço; então surge ‘outra espécie’.
Fila.jpg
Foto de Bernardo Jardim Ribeiro
Link para vídeo do espetáculo[1]


Premiações


Referências

Questionário concedido pelo responsável do grupo para o projeto de pesquisa: DANTAS, et al.Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010
Blog da Companhia [2]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home