Bienal de Dança da Amazônia

De Wikidanca

Por Adriana Di Marco Neves

ImagesCAZEOUWU.jpg

O evento Bienal de dança da Amazônia acontece em Belém do Pará, na primeira semana do mês de outubro, em pontos culturais da cidade. É organizada pela ORM (Organização Rômulo Maiorana) com realização do Centro de Dança Ana Unger. A Bienal reúne manifestações artísticas como a dança, a música, as artes plásticas, fotografias, literatura e entre outras. Estimula a produção da arte e leva ao conhecimento do público.

Tabela de conteúdo

Objetivos

Iniciou através da experiência com o Encontro Internacional de Dança do Pará, no qual é coordenado por Ana Unger e propõe o objetivo de divulgar o trabalho da arte corporal na cidade. Assim, surgiu então, a ideia de realizar um novo evento, mas que também tivesse a intenção de difusão da dança, que reunisse artistas de diversas linguagens e também estimulasse novos talentos. Desta forma, foi criada a Bienal que realiza uma troca de conhecimento, técnicas e experiências, forma-se uma rede que envolve as diferentes artes unindo-se em um mesmo espaço, isto é, o evento reúne artistas interessados em transformar o cenário da arte na cidade, criando um espaço para novas produções culturais.

A Bienal de dança promove espetáculos no Teatro da Paz, ponto turístico caracterizado como o maior da Região Norte, Teatro Cláudio Barradas, destacado como o Teatro Universitário da UFPA, Cine Olympia para as apresentações de vídeos, Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e no próprio Centro de Danças Ana Unger.

Inscrições

Os participantes podem se inscrever através do site da Bienal ou no Centro de Dança Ana Unger. Os trabalhos produzidos devem ser de acordo com o tema proposto pela Bienal. As áreas para as inscrições incluem:

- Dança

-Literatura

- Música

- Fotografia

- Artes Visuais

-Audiovisual

Programação

A Bienal de Dança da Amazônia é um evento recente que iniciou sua primeira edição em 2010. Sua programação inclui apresentações artísticas. Oficinas de Dança Clássica; Contemporânea; Alongamento; Gyrokinesis; Mini-cursos de maquiagem para palco; Figurino e entre outros. Convoca bailarinos convidados de renome nacional e internacional. Estes ministram as oficinas e também realizam apresentações nos espetáculos.

Premiações

No encerramento da Bienal ocorre a entrega do Prêmio ORM da Dança. A premiação leva o nome Rômulo Maiorana,homenageia os melhores espetáculos e possui o objetivo de incentivar a dança no Estado e trabalhos de outras companhias profissionais do país. As premiações são escolhidas por júris formados e as companhias que participam da competição, devem possuir pelos menos cinco anos de atuação e produzir trabalhos com o enfoque na dança correlacionado com outras linguagens artísticas.

Homenagens

O evento homenageia nomes que auxiliaram na construção de dança na cidade de Belém. A primeira edição da Bienal em 2010 prestigiou o professor Augusto Rodrigues, considerado o precursor da história da dança clássica em Belém.

REFERÊNCIAS

www.bienaldedancadaamazonia.com.br

http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=486700

Imagem:

www.bienaldedancadaamazonia.com.br

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
IdanÃa.net - Home