CEFAR

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

CEFAR.jpg

Disponível em Secult Boqueirão

Tabela de conteúdo

CEFAR

O Centro de Formação Artística – CEFAR foi criado oficialmente em 1986, pela Fundação Clóvis Salgado, entidade pública de direito privado vinculado à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, integrando sua Diretoria de Ensino e Extensão –DIREX (Palácio das Artes – CEFAR).

Tem como principal objetivo a capacitação técnica e artística de profissionais nas áreas de dança, teatro e música, além de oferecer cursos de extensão e oficinas destinados à capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de seus alunos e profissionais da cultura em geral, também nestas áreas (Palácio das Artes – CEFAR).

O CEFAR é reconhecido por sua excelência na formação de uma numerosa quantidade de artistas que hoje se encontram ativos no mercado de trabalho, atuando em companhias, grupos, orquestras, bandas, entre outros, no Brasil e no exterior (Palácio das Artes – CEFAR).


Departamento de Dança

CEFARdanca.jpg

Disponível em Departamento de Dança


A Escola de Dança surgiu em 1972, oferecendo cursos livres. O Departamento de Dança consolidou-se em 1986, e contou desde sua fundação, durante muito tempo, com a coordenação e algumas aulas de Helena Vasconcellos (Departamento de Dança).

Possibilita a formação básica e profissionalizante em Dança Clássica e Dança Contemporânea, com aulas de anatomia aplicadas à dança, conhecimentos musicais, história da dança, repertório clássico, composição coreográfica, entre outros. O curso profissionalizante é de nível técnico e tem duração de 3 anos. O curso básico ou preparatório tem duração de 5 anos letivos (Departamento de Dança).


Departamento de Música

CEFARmusica.jpg

Foto: Paulo Lacerda

Disponível em Departamento de Música


Com o nome de Schola Cantorum, a Escola de Música foi criada em 1972, a princípio oferecendo apenas aulas de canto. Posteriormente, com a criação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, passou a oferecer também a formação de instrumentistas. Somente em 1986, transformou-se no Departamento de Música, sob a coordenação de Domingos Sávio, tendo sido considerado um dos melhores cursos do Estado (Departamento de Música).

O curso é de nível básico e tem a duração de 2 anos.


Departamento de Teatro

CEFARteatro.jpg

Foto:Paulo Lacerda

Disponível em Departamento de Teatro


Sob a coordenação do ator e diretor mineiro Walmir José, o curso profissionalizante de Teatro surgiu em 1986 com a proposta de formar atores-pesquisadores. Dois anos depois, surgem os cursos de Iniciação Teatral I e II, voltado para pré-adolescentes e adolescentes, e em 1998, é criado o curso de capacitação Teatro na Educação (Departamento de Teatro).


Ver também

Ballet Jovem Palácio das Artes

Processo Seletivo – Departamento de Dança. Acesso em janeiro de 2012.

Orquestra Jovem de Minas. Acesso em janeiro de 2012.

Processo Seletivo - Departamento de Teatro. Acesso em janeiro de 2012.


Referências

Palácio das Artes – CEFAR. Acesso em janeiro de 2012.

Departamento de Dança. Acesso em janeiro de 2012.

Departamento de Música. Acesso em janeiro de 2012.

Departamento de Teatro. Acesso em janeiro de 2012.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home