Companhia de Danças de Diadema (Projetos Sociais)

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

BAILANDO NA CIDADE

Bailando na cidade.jpg

O bailando na cidade é um projeto desenvolvido pela Companhia onde, se realiza uma caravana de dança com os alunos da rede pública e bailarinos da companhia. Esse protejo tem parceria com a Secretaria de Cultura de Diadema e conta com os seguintes patrocinadores: Heraeus Electro-Nite, Brasmetal Waelzholz e Makeni Chemical de Diadema.

O projeto aborda um tipo de vivência na arte do movimento e envolve apresentações de espetáculos. No ano de 2007 participou uma média de 5.000 pessoas entre crianças e professores da rede escolar, alunos das oficinas e familiares, e o público geral de Diadema. Público alvo: Público local sem restrição de idade (participação dos integrantes das oficina de dança do Centro Cultural.)


CIRANDANÇA

Criandança.jpg

O CiranDança é um característico encontro de todas as oficinas de danças dos centro culturais de Diadema. Anualmente os oficineiros e os coordenadores dos centros culturais, se reúnem para organizar um encontro das oficinas, realizando assim o encontro de todos os alunos em um mesmo evento. Ali eles mostram o trabalho realizado duranto todo o ano e participam também como público, incentivando também os seus colegas que se apresentam.

O projeto tem como objetivo preparar as crianças para estarem entrando em contato direto com o público, a possibilidade de subir aos palcos para mostrarem o que foi aprendido. Procuram proporcionar um espaço de convivência, confraternização e aprimoramento das diversas formas de vivenciar a linguagem do movimento.

O alunos (aproximadamente 1000), os pais, parentes, amigos e toda a população de Diadema.

MÃO NA RODA

Mãosnaroda.jpg

O projeto Mão na Roda foi criado por Ivonice Satie em 1999, procurando promover a inclusão de portadores de necessidades especiais ao universo da dança. Fundamentado por Henrique Amoedo (fundador e ex-diretor do Cia Roda Viva de Natal-RN), atualmente o programa está sob coordenação de Luis Ferron.

O grupo atualmente é formado por pessoas de 17 a 40 anos, portadores de necessidades especiais que se reúnem e realizam aulas de dança contemporânea enfatizando o auto-conhecimento corporal, ritmo, noção espacial, criatividade, condicionamento físico, interpretação e improvisação. Os alunos realizam suas apresentações em diversos espaços como: praças, ruas, parques, teatros e também participam de palestras promovendo a consciência sobre a atuação do deficiente na sociedade, na prevenção de patologias adquiridas por falta de vacinação, violência e acidentes.


MBDD

ABCdança.jpg

O ABCDança é um projeto que se caracteriza por ser também um encontro de dança de Diadema. A comunidade de ABCD e São Paulo podem a partir desse projeto, estabelecer uma relação de intercâmbio que possibilita a troca de experiências e a formação de plateias. O projeto fornece atividades gratuitas que envolvem a participação de representantes expressivos da dança na região do ABC e de São Paulo. As atividades são: fóruns, palestras, debates, oficinas de dança, espetáculos em teatros e também em espaços abertos. Esse projeto já foi contemplado por alguns prêmios como: prêmios Klauss Vianna através da FUNARTE e pelo PAC (Programa de Apoio á Cultura) através da Secretaria de Estado da Cultura.


PÉS NA ESTRADA

Pésnaestrada.jpg

O projeto Pés na Estrada é um caravana que passou po nove municípios do estado de São Paulo, realizando espetáculos e vivências de dança por meio de um caminhão-palco, com iluminação, infra-estrutura e cenografia, tudo adequado para um espetáculo de dança. O caminhão ficou estacionado em locais estratégicos da cidade, onde o público teve acesso às apresentações, oficinas oferecidas e também acompanharam as montagens técnicas e ensaios da companhia.

Três foram os grupos que se apresentaram: Companhia de Danças de Diadema, Danceato e Mão na Roda. O objetivo central do projeto foi promover a circulação de espetáculos de dança e oficinas por meio desse caminhão-palco, facilitando o acesso de um público leigo e o especializado em locais carentes de programação cultural. E também a formação de platéias e de multiplicadores de dança.


TRANÇANDO AS PERNAS

Trançandoaspernas.jpg

O Trançando as Pernas é um projeto realizado pelos bailarinos da Companhia de Danças de Diadema, que tem como objetivo apresentar a arte da dança para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de terem uma prática corporal artística. Despertar no indivíduo a curiosidade da experimentação com o objetivo de conduzi-lo ao conhecimento do seu próprio corpo, gerando assim, benefícios corporais e emocionais. A criança percebendo a dança, conhecerá um caminho interligado com a música, o teatro e outras possibilidades que irão surgir através de sua prática artística.

A atividade

Os alunos das instituições inscritas no projeto assistirão uma aula demonstrativa e ensaios apresentados pela Cia. de Danças de Diadema, no palco do Teatro Clara Nunes. Além disso, será uma aula narrativa explicando o porquê dos exercícios de aquecimento aos bailarinos, e também será apresentado um breve histórico da dança até a atualidade.

A seguir, os bailarinos apresentarão uma performance para que o público possa sentir a magia do palco. Após isso, os bailarinos farão um experimento corporal com o público presente, ensinando trechos de coreografia do repertório da companhia.

Para encerrar o dia, é feito um breve "tour" pelas dependências do teatro (palco, camarim e sala técnica) com o objetivo de mostrar e comentar sobre a utilização desses espaços, suas funções, finalidades, etc.

Ao final de tudo, será feito um bate-papo entre bailarinos e platéia, onde os presentes vão poder coloca suas dúvidas e comentários sobre a vida de um bailarino, o que for de interesse desse público e girar em torno do assunto dança e arte.

Referências

Companhia de Danças de Diadema. Disponível em: <<http://www.ciadedancas.apbd.org.br/prosoc.php>>. Acesso em: 17 jul. 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home