Curso Profissionalizante em Dança da FCS – Palácio das Artes /MG

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Histórico Centro de Formação Artística - CEFAR

Criado oficialmente em 1986 pela Fundação Clóvis Salgado, o Centro de Formação Artística – CEFAR tem como foco principal a capacitação técnica e artística, aliada a noções de ética, de profissionais nas áreas de teatro, música e dança. O Departamento de Dança do CEFAR tem como objetivo principal a formação artística e técnica de profissionais para a área da dança. O aprendizado abrange as técnicas de dança clássica e contemporânea, noções de anatomia aplicadas à dança, conhecimentos musicais, história da dança, repertório clássico, composição coreográfica, entre outros. Tudo isso possibilita a formação de um artista versátil, capaz de atuar em diversos segmentos da dança. A escola conta ainda com um corpo docente altamente qualificado, que atua em diversas áreas.


O Curso Profissionalizante oferecido pelo CEFAR é de nível técnico, com três anos de duração. Além deste curso, a escola oferece um curso preparatório, denominado Curso Básico, com duração de cinco anos letivos. A Fundação Clóvis Salgado (FCS) oferece anualmente o curso profissionalizante de dança. Seu objetivo é a formação artística e técnica de bailarinos. O curso profissionalizante possui três anos de duração e tem como pré-requisitos cinco anos de estudo de dança clássica, incluindo técnica de sapatilhas de ponta, e três anos de dança moderna ou contemporânea. Além disso, é necessário que o candidato esteja matriculado ou tenha concluído o ensino médio. A FCS lança anualmente o edital com todos os detalhes de seleção para o curso.


Além da prática das técnicas de dança clássica e dança contemporânea o curso profissionalizante oferece disciplinas teóricas como apreciação musical, anatomia e noções de fisioterapia aplicadas à dança, caracterização cênica, história da dança e metodologia de ensino. O Curso Profissionalizante se desenvolve no turno período de 18h às 22h40, de segunda a sexta-feira (eventualmente aulas aos sábados).


Disciplinas do Curso Profissionalizante de Dança

Duração: 3 anos


Técnica em Dança Clássica
Técnica em Dança Contemporânea
Apreciação Musical
Prática de Repertório Clássico
Composição Coreográfica
Anatomia e Noções de Fisioterapia Aplicadas à Dança
Metodologia de Ensino da Dança
História da Dança
Caracterização Cênica
Dança Folclórica
Prática Profissional
Ensaios
Yôga Aplicado à Dança (disciplina optativa)


E mais:

Os alunos da Dança no CEFAR têm o privilégio de se apresentarem duas vezes por ano no Grande Teatro do Palácio das Artes em remontagens do repertório clássico e coreografias inéditas, elaboradas por professores do CEFAR e por coreógrafos convidados. Também tem a oportunidade de apresentar trabalhos autorais nas Mostras de Estudos Coreográficos, Mostra de Composição em Arte e concursos de dança.


Fonte

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home