Destaque/04 2013

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Basirah em O homem na Parede (1999), foto: Mila Petrillo

Introdução

BaSiraH - Núcleo de Dança contemporânea foi criado em 1997 com a união duas coreógrafas e doze dançarinos interessados em criar, conversar, experimentar. No mesmo ano inicia suas atividades e começa a montagem de seu primeiro trabalho: MONÓLOGOS DE DOIS.

Durante os primeiros dez anos a companhia produziu nove grandes trabalhos sob a direção de Giselle Rodrigues e em parcerias com outros grandes nomes como Marisa Godoy, Hugo Rodas, Márcia Duarte, Howard Sonenklar, Alessandro Brandão e Luiz Mendonça. Aos poucos o Basirah foi conquistando seu espaço dentro do cenário artístico de Brasília, cresceu e ganhou reconhecimento em todo território nacional e hoje se afirma como um dos grandes nomes da Dança Contemporânea do país e do Distrito Federal.

A equipe da criação à formação atual: Yara De Cunto - que foi fundadora do balé Guaíra de Curitiba e sempre esteve ao lado do Basirah, seja na produção, na logística ou ajudando na criação e elaboração de trabalhos e projetos do grupo. Giselle Rodrigues - coreógrafa, diretora, produtora, mobilizadora. O elenco inicial era composto por: Alessandro Brandão, Fabiana Marroni, Fabiana Garcez, Lívia Frazão, Lina Frazão, Rachel Cardoso, Oiram Maia, Márcia Lusalva, Ana Amélia, Shirlei Farias. Com o passar dos anos alguns outros integrantes foram agregados ao elenco: Alisson Araujo, Diego Pizarro, Edi Oliveira, Lívia Bennet, Dorka Hepp

Leia mais

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home