E por falar em dança... Programa 01 - 21/07/2009

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Tema do Programa: Solo

Hoje a gente vai falar do solo. O solo foi uma figura muito importante da Dança moderna americana e europeia. O solo é um solo em geral dançado por mulheres, mulheres que trouxeram para o próprio corpo as suas questões. Não era então interessante naquele momento criar uma dança para um outro, para o corpo, para um coletivo, mas poder tratar do seu próprio corpo como terreno de experimentação. Nomes importantes foram solistas e talvez inauguraram essa ideia que talvez a gente fala tanto na dança contemporânea do criador-intérprete, aquele que usa o seu próprio corpo, os seus limites, suas potências, seus desejos como espaço da dança. Isadora Duncan, Loie Fuller, Mary Wigman. Mais tarde nos anos 60, a americana Trisha Brown, são exemplos dessas mulheres solistas.


Entrevista: Márcia Rubin

Marciarubin.jpg


Larga Tudo e Vem é o novo espetáculo da Márcia Rubin Cia. de Dança, comemorando os seus quinze anos de existência. Ele estreou nesse final de semana no Espaço SESC, em Copacabana, e trata do Amor. Márcia Rubin é a nossa entrevistada de hoje.


Silvia Soter:

Eu tenho três perguntas para você. A primeira é a seguinte: você acha que no solo a dança e a vida se misturam?


Márcia Rubin:

Eu acho que no solo isso fica mais visível, eu acho que, pelo menos pela minha experiência, qualquer trabalho que eu faço, isso acontece, tem uma mistura. Quer dizer, é inicial, é alguma coisa minha, de vivência minha que faz com que o trabalho se organiza num primeiro momento e eu acho que isso no solo aparece de forma mais contundente.


Silvia Soter:

Mas dançar em solo é dançar sozinha?


Márcia Rubin:

Acho que não. Acho que é também dançar sozinho. Eu acho que em cena eu estou sozinha mas eu estou tão repleta de sensações e isso se relaciona com tantas outras coisas e tantas outras pessoas e nesse caso então, de forma rigorosa, pra falar de amor, sempre você carrega um pouco o objeto amado junto com você no discurso. Então eu acho que é sim estar sozinha, mas é trazendo nesse sozinha tudo o que pode ajudar no discurso do amor.


Silvia Soter:

Márcia, você cria e dança um solo, mas tem sempre um olhar externo na figura do Oscar Saraiva, que dirige o espetáculo com você. Como é que na prática se dá essa relação entre você e o Oscar?


Márcia Rubin:

O Oscar é realmente uma pessoa muito presente nos ensaios porque ele me dá um feedback imediato do que está acontecendo e, como a gente trabalha já há muito tempo, a gente tem um entrosamento, uma cumplicidade muito grande que se reflete no ensaio diariamente. E para mim é muito importante tê-lo, porque eu enxergo no Oscar uma espécie de “duplo” meu, ele consegue trazer para mim coisas que eu, dançando, não percebo. E com a fala dele aquilo passa a ser um elemento com o qual eu posso dialogar e avançar no trabalho. Para mim é imprescindível esse olhar.


Silvia Soter:

Ele é mais uma dessas presenças que fazem com que seu solo também possa ser um duo. O duo aí pelo tema que você está tratando, do amor, da ausência, a falta do outro, mas também o duo aí com o Oscar nessa parceria.


Márcia Rubin:

E que na verdade foi o primeiro duo da minha vida na dança, foi com o Oscar.


Silvia Soter:

E era um duo mesmo esse. Em cena vocês estavam os dois, né? Eu assisti. Eu já estava aí olhando. Você dançando e eu assistindo.


Momento Solo

Nessa época fria de Rio de Janeiro, muitas pessoas tem reclamado de estarem sentindo dores nas costas, desconfortos. Então lá vai uma dica: você vai chegar em casa hoje, ou em algum momento no trabalho, pegar uma toalha de banho, fazer um rolinho com essa toalha de banho, deitar no chão, pisar os pés no chão, apoiar a sua cabeça, deitar de barriga pra cima, levantar sua bacia e colocar esse rolinho de toalha e colocar embaixo da sua bacia. A bacia vai ficar levantada, apoiada na toalha e aí você vai abraçar os seus joelhos e se balançar para um lado e para o outro quantas vezes você tiver vontade, sem pressa, devagar, com conforto.


Costas.jpg


Ver Também

--Gabriel Lima 14h09min de 5 de agosto de 2013 (BRT)

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home