Escola Preparatória de Dança

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Escola Preparatória de Dança (EPD)


Introdução

A Escola Preparatória de Dança (EPD) foi implantada em agosto de 1998, integrando o planejamento da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul assim como a Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul. Decidida a criar e estabelecer ações resultantes de uma política voltada a oportunizar e incentivar populações menos favorecidas, a EPD busca não só promover o engajamento em projetos na área de formação artística, mas também oportunizar o acesso a espetáculos gratuitos ou a preços populares. A Escola Preparatória é um projeto colaborativo, que vem subsistindo desde sua criação através de parcerias entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, em uma proposta que entende as questões sociais como responsabilidade de todos.
EPD.jpg


Sua sede localiza-se no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, sendo que este espaço físico e itens relativos à estrutura administrativa, de expediente e merenda escolar são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. O corpo docente, o fornecimento de materiais específicos para o desenvolvimento das atividades de ensino, além dos vales-transportes e os custos relacionados com produção são, hoje em dia, de responsabilidade da Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (A.A.M.O.R.), que além de propor contribuições voluntárias se candidata a editais, prêmios e leis de incentivo, objetivando a captação dos recursos necessários.
01.jpg
A grade curricular da EPD contempla um conteúdo programático desenvolvido através de 12 disciplinas que totalizam uma carga horária aproximada de 2.700 horas-aula, distribuída em 8 anos de estudos. A partir do ano de 2011, os alunos que ingressarem na EPD terão as disciplinas distribuídas em 6 anos de estudos, em uma nova proposta. As disciplinas tem como base a dança contemporânea, a dança clássica, a dança tradicionalista, o teatro, a música e a capoeira. Os alunos frequentam o projeto no horário extra-classe, permanecendo 3 horas diárias na escola.
O projeto atende, anualmente, uma média de 80 crianças e adolescentes na faixa dos 8 aos 18 anos de idade, devidamente matriculados na rede pública de ensino ou integrantes de instituições de assistência social. O projeto Escola Preparatória de Dança já conquistou o reconhecimento nacional e serviu como modelo para implantação de projetos semelhantes na área, tais como a Escola Municipal Iracema Nogueira (Araraquara, São Paulo), Projeto Quik Cidadão (Nova Lima, Minas Gerais), entre outros.
Atualmente, a direção geral da EPD é de Cristina Nora Calcagnotto, também diretora da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, e a coordenação é de Mona Carvalho.
EPD 1.jpg

Leia Mais

Cia Municipal de Caxias do Sul


Referências

Blog da Escola Preparatória de Dança[1]
Blog da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul [ http://ciadedancadecaxiasdosul.wordpress.com/a-cia/ ]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home