Faculdade de Artes do Paraná

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Instituição

A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) é instituição estadual, pública e gratuita, responsável pela graduação em dança em Curitiba. Oferece ainda cursos nas áreas de artes visuais, cinema e vídeo, música e teatro. A instituição iniciou suas atividades abrangendo apenas o ensino de música, com o nome de Academia de Música do Paraná, em 1931. Na década de 80, já renomeada Faculdade de Educação Musical do Paraná (FEMP), incluiu as graduações em artes visuais e musicoterapia. Em 1991, passa a ser denominada Faculdade de Artes do Paraná. O último curso a ser vinculado à instituição foi o Bacharelado em Cinema e Vídeo, com a inauguração em 2005 do projeto CINETV - Escola Sul Americana de Cinema e TV.

Curso de Dança

O curso de Dança surgiu em Curitiba em 1984, sob a coordenação de Carla Reinecke, em um convênio entre a Fundação Teatro Guaíra (FTG) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O projeto contemplava principalmente os alunos recém-formados na Escola de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guaíra (hoje Escola de Dança Teatro Guaíra), como uma continuidade na diplomação em dança. O curso ofertava habilitação em Bacharelado e Licenciatura, com regime seriado (anual) e na sede da Escola de Dança - com exceção das disciplinas técnico-científicas, ministradas no campus da PUC-PR. Cabia à PUC a administração do curso, bem como a expedição dos diplomas; já a FTG, responsabilizou-se por fornecer o corpo docente.

Em 1993, desfez-se o convênio, e o curso, professores e alunos passaram a ter como mantenedora a FAP, embora ainda utilizassem as dependências da Escola de Danças Clássicas. Em 1997, a FAP, após funcionar em sedes provisórias (Ruas Treze de Maio, Paula Gomes, Pastor Manoel Virgílio de Souza), muda para sua sede própria (Rua dos Funcionários); as aulas práticas, no entanto, apenas começaram a acontecer em prédio da instituição em 2009, com a finalização da construção do "Barracão" (Teatro Laboratório da FAP).

A partir de 2011 o curso de Dança da FAP terá nova matriz curricular, baseada na necessidade de abranger diversidades de corpos e de dança, reconhecendo-os como lugar de pensamento, reflexão e questionamento (Martins, 2010). Até então, o eixo curricular contemplava as técnicas de dança clássica e moderna, sendo requisitado o domínio de ambas para o ingresso no curso - embora, segundo Martins (2010): Nos últimos anos as disciplinas de dança moderna ao proporem não mais a codificação e treinamento de vocabulários e padrões específicos, e sim a experimentação e testagem de técnicas e procedimentos, foram sistematicamente aproximando-se dos pensamentos que constituem a dança contemporânea.

Pesquisa e Extensão

Pesquisa

Extensão

Colegiado de Dança

O Colegiado de Dança é composto pelos seguintes professores:

REFERÊNCIA

http://www.fap.pr.gov.br Acesso em: 23/10/2010

COLEGIADO DE DANÇA DA FAP. Histórico/diagnóstico do curso. Curitiba. 3 p. Digitado.

MARTINS, Giancarlo. Contexto(s) evolutivo(s) da dança contemporânea no Paraná. Curitiba: 2010

MARTINS, Giancarlo. Entrevista concedida a Naiana Zocche Sato. Curitiba, 27 out. 2010.

WOSNIAK, Cristiane. Um olhar institucional sobre a história da dança em Curitiba. In: PEREIRA, Roberto; MEYER, Sandra; NORA, Singrid (Org.). Seminários de Dança - Histórias em movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. P. 227 - 234.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home