Francisco Rider

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Artista independente com interesse em dança, teatro, artes visuais, cinema e literatura clássica e contemporânea.


Circulou pelo eixo Rio-São Paulo, fazendo cursos e participando de companhias e espetáculos. Ao retornar a Manaus dessa temporada, fez coreografias sob encomenda para o Gedam. A coreografia levava ao palco os estados da alma do homem moderno.


Desde que retornou para Manaus, após mais de vinte anos residindo entre Rio de Janeiro, São Paulo, Lima (Peru) e Nova York, Rider vem coordenando, dirigindo e produzindo, desde 2006, a 'Pesquisa Cênica Corporal Uma', com os artistas Agnaldo Martins, Damares D'arc, DJ Tubarão e Cleinaldo Marinho, Entre outros.


Rider foi premiado com o Rumos Dança 2009/2010 do Instituto Itaú Cultural de São Paulo; Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2007 e 2008; Apresentou-se em festivais na Carolina do Norte e Sul, Nova Rork e Maine - EUA; São Paulo, Curitiba, Peru e Portugal. Foi intérprete-criador na coreografia Low (Prêmio Bessie/Vova Rork - 2002) e Donna Uchizono, (coreógrafa norte-americana residente da Cia Hell´s Kitchen em NY, do bailarino Mikhail Baryshnikov); em São Paulo foi intérprete em criações da coreógrafa Célia Gouvêa - 1990/1994.



Fonte: Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas - SEC Dançando Conforme a Música

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home