Grupo de Dança Tablado

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

No dia 09 de novembro de 1993 o Ceará viu pela primeira vez um espetáculo de Dança Flamenca, apresentado no Theatro José de Alencar, sob a direção da professora Aline Jambai, de Porto Alegre. Esse espetáculo foi apresentado pelos dançarinos Clerton Martins, Graça Martins e Sandra Veloso, como parte do projeto “Cantares de España” de autoria de Sandra Albano e Clerton Martins. Assim, nascia um Grupo de Dança Flamenca em Fortaleza.

A partir daí, os três dançarinos passaram a fazer apresentações em alguns hotéis e restaurantes da cidade. Como existia a observação da professora Aline, da necessidade de se dançar sobre um tablado, aí então nasceu o nome Grupo Tablado Flamenco. Verificando-se no Instituto de Marcas e Patentes que já existia um grupo com este nome, o grupo passou então a se chamar Grupo de Dança Tablado, sob a direção de Clerton Martins. o Grupo de Dança Tablado se fez um nstrumento de divulgação da cultura hispo-andaluza, através da promoção e realização de eventos artísticos-culturais.

Na sua ansiedade de saber o grupo trouxe a Fortaleza a professora Bina Russeau, professora espanhola residente em São Paulo, para aumentar o conhecimento. Logo depois veio a professora paulista Leo Flores, que passou três meses como professora e integrante do Grupo, que na época funcionava na Av. Dom Manuel, 124. Em 1995, Clerton Martins passou a direção do Grupo para Graça Martins, pois ele assumiu um trabalho que o deixou sem tempo para dirigir o Grupo. Nessa época, a convite do Grupo de Dança Tablado, o professor e bailaor mineiro Marcelo Rodrigues veio a Fortaleza ministrar cursos. Segundo Graça Martins, “Ele foi o divisor de águas do Grupo”. A partir de então Marcelo já veio diversas vezes à cidade, dar cursos, participar de espetáculos do Grupo de Dança Tablado e apresentar seu grupo “Inspiración Flamenca” no Theatro José de Alencar. Fez também participações em espetáculos do Grupo em Recife e Parnaíba.

O logotipo do Grupo, que carinhosamente foi batizado de Conchita, foi uma criação despretenciosa do cartunista Aluísio Herbert. Amigo de Clerton e Graça Martins, ele desenhou a boneca numa brincadeira com a filha dos dois, Raissa. Clerton e Graça Martins gostaram tanto que decidiram adotar como logotipo do Grupo.

O poema abaixo foi criado especialmente para o Grupo, por Roberto Barros logo após uma apresentação. Hoje é usado na abertura de alguns espetáculos na voz de Melania Silveira, uma ex-integrante.

A Dança do Tablado

Nós somos os filhos do tempo, do infinito, da luz
Embaixadores do amanhã, do encanto , das cores
Das dores, da vida, dos sonhos, da música
E das castanholas que riscam os céus do mundo sem fim…

Estamos aqui para mostrar de que substância é composto nossos corpos…
Tendões de dança
Músculos de dança
Nervos de dança
Sangue de dança
Da pele até a alma
Dança, dança e dança

Ah! Trazemos aqui no peito estampadas as flores de Lorca
Verde que te quero verde, e azul e amarelo
E todas as mil cores de Salvador Dali
E de todos os lugares tão suave movimento
Tão belo som dos moinhos de Cervantes
Escudos, princesas e dragões, ou a crueldade da lâmina nos olhos tristes de Luis Buñuel…

Em nossos pés trazemos o mundo livre solto das amarras dos espaços dos céus sem fim
E atravessamos oceanos de além mar
Filhos que somos das duas mães que amamos
Uma Brasilis terra de fogo, a outra Espanha terra de vida

Mas agora, agora aqui estamos
Chegamos para abrir com um grito seu corpo inteiro
E para unir as castanholas ao triângulo, ao zabumba e ao repente
Num abraço terno e bom, como em sonhos de amor

Então que você chore em sentir nossa dança
Borboletas sem peso
Astronautas sem peso
Homens sem peso
Deuses sem peso
Numa dança de estrelas
E em chuvas de flores e cores
Espalhando o cheiro de vida e força
No coração de todos os homens

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home