Idança.net

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Idança

O Idanca.net é um sítio virtual de jornalismo especializado em dança contemporânea. O projeto surgiu com objetivo de democratizar o acesso à informação, promover intercâmbio cultural e fortalecer a troca de conhecimento sobre a dança. A iniciativa data do ano de 2003, é patrocinado desde 2006 pela Petrobras, via leis de incentivo, e possui outros apoiadores nacionais e internacionais. Entrou no espaço virtual de maneira pioneira, como meio de comunicação totalmente direcionado para o segmento de dança, sem fins lucrativos.

Portal Idanca.net


Por não estar comprometido com a publicidade do mercado de produtos e prestação de serviços da área, se destaca em relação aos veículos do segmento já existentes, como a revista Dança Brasil e o Jornal da Dança¹. Além disso, possui enfoque na produção contemporânea de dança, nacional e internacional, rompendo com o uso do espaço para auto-promoção, classificados, ou simplesmente pela tradicional divulgação de modalidades como o balé clássico e a dança de salão.


Pioneiro também em sua linha editorial, crítica e aberta para o debate, o Idança é um projeto criado a partir da necessidade de um veículo especializado e comprometido com o fortalecimento de um campo de pensamento sobre a dança. Mais do que divulgar espetáculos, ou anunciar academias de dança, o Idança conquistou a credibilidade de seus leitores e da classe representativa de dança. Seu diferencial está, ainda, no fato de buscar dar visibilidade a todas as iniciativas da área, e não apenas as já consagradas. Sua estrutura de trabalho se divide em duas: uma sede fixa localizada na cidade do Rio de Janeiro, com uma equipe de 3 pessoas (direção, produção e reportagem); duas colunistas colaboradoras, residentes das cidades de São Paulo e Manaus. Além disso, o projeto busca desenvolver artigos e notícias com colaboradores de todo Brasil, de acordo com a aproximação da notícia em relação à região específica e também aceita sugestões de pauta, caso sejam coerentes com sua linha editorial.


A descentralização não está apenas na produção de textos e artigos, como na própria formatação da página no sítio virtual. O espaço para comentários tem lugar de destaque, a galeria de vídeo O que você tem feito? é uma iniciativa de divulgação de trabalhos de novos criadores de vídeo-dança, assim como a série de textos 7x7, em que sete artistas são escolhidos para falar de sete espetáculos, o que incentiva a produção de críticas de dança.


O portal Idança é parceiro da rede Movimiento.org, rede social latino- americana com enfoque na dança, realizada em parceria com a Red Sudamericana de Danza. Possui uma ferramenta de difusão de conhecimento, Idança.txt, projeto editorial digital com textos de autores diversos, especialistas, pesquisadores e coreógrafos. Iniciativas que demonstram o interesse do veículo em estar articulado com outras frentes, e que pode ser interpretado como uma postura engajada e política no âmbito cultural. O enfoque de suas publicações é pensar e debater questões relacionadas à dança na contemporaneidade, o que demonstra um interesse em ser parte da construção de uma cena artística, do crescimento e fortalecimento da dança contemporânea no Brasil.


Pelo acesso ao site é possível encontrar as principais notícias sobre a produção atual, informações de serviço: como editais, oficinas, cursos e oportunidades; além de galeria de vídeos, artigos, críticas e agenda de espetáculos.


Expediente



Nota
¹ Já havia espaço para dança na mídia impressa, através de jornais e revistas segmentadas, que deram continuidade a suas publicações no meio eletrônico, mas seu enfoque é limitado a festivais competitivos e apresentações de academias amadoras de dança, além de serem repletas de anunciantes, publicidade e prestação de serviço.




Fontes
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home