Inaicyra Falcão

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Inaicyra Falcao.JPG

Disponível em Mulheres Negras


Tabela de conteúdo

Inaicyra Falcão

Inaicyra Falcão dos Santos é bailarina, coreógrafa, atriz, cantora lírica, pesquisadora das tradições africano-brasileiras. Desde 1990, é professora doutora do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando na área de danças brasileiras, culturas e ancestralidade (Inaicyra Home Page).

Nasceu em Salvador, Bahia, sendo filha do mestre Didi e neta de Mãe Senhora, popular yalorixá da Bahia, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá (Inaicyra Falcão Wikipedia).


Formação e Carreira

Inaicyra freqüentou cursos na área de Dança Moderna e Jazz em escolas americanas e européias, com destaque para o Studio Alvin Ayle, em Nova York, o Laban Centre for Movement and Dance, em Londres e a Schola Cantorum, em Paris (Inaicyra Home Page).

Em 1972, Inaicyra Falcão graduou-se no curso de dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). De 1982 a 1984, realizou estudos e pesquisas na Universidade de Ifé e Ibadan na Nigéria, onde concluiu seu mestrado em Artes Teatrais. Em 1996, concluiu seu doutorado na área de Educação, pela Universidade de São Paulo (USP), com o título de Da Tradição Africana Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação (Inaicyra Falcão Currículo Lattes).


Inaicyra2.jpg Inaicyra.jpg

Espetáculo para a tese de doutorado: "Da Tradição Africana Brasileira a uma proposta pluricultural de Dança-Arte-Educação". Fotos de Roberto D'Angelo. Disponível em Inaicyra Home Page


Atuou como intérprete em diversas companhias de dança e teatro, com turnês internacionais, dentre elas o Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, o Ballet Brasil Tropical (com várias turnês pela Europa e Oriente Médio), o Theatre D’Ennah de Paris, França, e a Companhia Intercultural Peter Badejo, em Londres, Inglaterra. Também é atriz e coreógrafa nos eventos da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil, SECNEB (Inaicyra Falcão Home Page).

Desde 1990, é professora do curso de dança da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, sendo que em 2005 conquistou o título de livre-docente, na área de Práticas Interpretativas/Danças do Brasil, com Entrelaçar: a dinâmica da trama (Inaicyra Falcão Currículo Lattes).


Produções

Inaicyra corpo e ancestralidade.jpg

Disponível em Mil Coisas


Inaicyra cd.jpg

Disponível em Site do Instituto de Artes da Unicamp


Ver também

Artigo Inaicyra publicado no Jornal da Tarde. Acesso em dezembro de 2011.

Okan Awa Youtube. Acesso em dezembro de 2011.

Entrelaçar Youtube. Acesso em dezembro de 2011.


Ligações Externas

Yalorixá. Acesso em dezembro de 2011.

Ilê Axé Opô Afonjá. Acesso em dezembro de 2011.

Mulheres Negras. Acesso em dezembro de 2011.

Mil Coisas. Acesso em dezembro de 2011.


Referências

Site do Instituto de Artes da Unicamp. Acesso em dezembro de 2011.

Inaicyra Falcão Home Page. Acesso em dezembro de 2011.

Inaicyra Falcão Wikipedia. Acesso em dezembro de 2011.

Inaicyra Falcão Currículo Lattes. Acesso em dezembro de 2011.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home