Instituto de Artes do Pará (IAP)

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Por Adriana Di Marco Neves

O Instituto de Artes do Pará (IAP) localiza-se no Bairro de Nazaré, na cidade de Belém de Pará. Foi criado pela Lei nº. 6.235 de 21 de julho de 1999 e iniciou através do professor poeta, João de Jesus Paes Loureiro, no qual foi um dos precursores a organizar o projeto, cujo objetivo é a valorização da arte paraense. O IAP preza pela qualificação artística, democratização do acesso à cultura, o desenvolvimento de ações pedagógicas que possibilitem o aperfeiçoamento no campo das artes cênicas, música, dança, artes plásticas, audiovisuais, literária e de expressão de identidades.

Ocupa o prédio do antigo 15° Batalhão de Infantaria do Exército, construído no século 19, contudo com o processo de revitalização arquitetônica assinado por Carla Abreu, graduada em Arquitetura e especialista em Design, o prédio apresenta características recentes do século seguinte.

Desta forma, iniciou a ideia da criação de um espaço para discussão, reflexão e questionamentos acerca do fazer artístico. Construção de um diálogo da arte relacionada com a ciência, tecnologia e outras áreas. Espaço para a experimentação do processo artístico e aperfeiçoar a ligação da discussão teórica à prática.

É aberto ao público e todos os que participam desejam discutir sobre experimentos, políticas públicas, espetáculos, métodos pedagógicos, questões culturais, aperfeiçoamento crítico e didático da pesquisa em arte.

Por tanto, o IAP trata por desenvolver processos criativos e o aperfeiçoamento das artes. Propõe mecanismos que trabalham com reflexões críticas e intervenções, onde os esforços possam responder às demandas das regiões mais periféricas, de locais distantes, dos artistas que produzem com mais dificuldades. Enfim, o IAP preza pela valorização do fazer artístico independente de sua linguagem.

REFERÊNCIA

http://www.iap.pa.gov.br/index.htm

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home