Irmgard Bartenieff

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Bartenieff.jpg


Irmgard Bartenieff (1900-1981) foi aluna de Rudolf von Laban e pioneira na disseminação de seus métodos e pesquisa sobre o movimento nos Estados Unidos. Especializou-se na área de terapia corporal, onde construiu uma sólida carreira atrelada a seu conhecimento em dança e na Labonotação (Labonotation). Possuía interesses diversos e uma de suas características profissionais foi o cruzamento entre diferentes saberes, a transdisciplinaridade na pesquisa do movimento, idéia totalmente inovadora para sua época.


Um de seus grandes feitos foi a utilização (e conseqüente desenvolvimento) de seu conhecimento sobre a pesquisa de Laban com pacientes de poliomielite, que gerou a criação de um método de reeducação corporal, depois conhecido como Fundamentos de Bartenieff. O cruzamento entre sua experência em terapia corporal, dança e no método de Laban, também foram a mola impulsora do desenvolvimento do Sistema Laban/Bartenieff, que consiste num profundo treinamento do olhar para a movimentação humana. A formação de profissionais (tanto de dança, quanto de terapias corporais) neste sistema foi possível (e ainda é até os dias de hoje) após a fundação do Laban/Bartenieff Institut of Movement Studies (LIMS) (Instituto Laban/Bartenieff de Estudos do Movimento). A formação permite aos alunos que completam o curso o Certificado de Analista do Movimento (CMA).


Tabela de conteúdo

Biografia

Bartenieff nasceu em Berlin, na Alemanha, em 1900. Filha de um oficial do governo alemão e de uma mãe de família tradicional, teve uma criação ampla, incluindo aulas de dança desde os seus 8 anos de idade e faculdade durante a juventude. Passava finais de semana e temporadas no interior, com seus avós, onde também entrou em contato com um ritmo mais tranqüilo de vida. Estudou biologia e artes visuais e performativas na universidade, antes de decidir seguir profissionalmente carreira como bailarina.


Em 1925, conheceu Rudolf von Laban, já conhecido como coreógrafo e pesquisador do movimento e reconhecido como inovador do método de aprendizado e ensino de dança. Bartenieff estudou com Laban de 1925 à 1927, tendo se tornado uma de suas principais pupilas, recebeu um diploma de sistema Laban e disseminou seu aprendizado no Estados Unidos, alguns anos depois. Continuou dando aulas e trabalhando com Laban ainda por muitos anos, nos centros de pesquisa fundados por ele na Alemanha e em outros países.


Em 1928, Irmgard conheceu seu marido Michail Bartenieff, em Munique. Michail era bailarino clássico e juntos formaram uma companhia de dança, unindo as diferentes experiências em dança. A companhia chamava-se Romantische Tanz Theater (Romântico Dança Teatro). Por seu marido ser judeu, os dois tiveram que fugir para os Estados Unidos em 1933, com o avanço do Nazismo.


Nos Estados Unidos, Bartenieff introduziu o método de Laban em Universidades, congressos e ambiente acadêmico. Em 1943, ela se formou em terapia corporal na Universidade de Nova Iorque. Diante de uma epidemia de poliomielite, Irmgard começou a aplicar seu conhecimento com pacientes do Hospital Willard Park, onde revolucionou os métodos de terapias corporais, introduzindo perspectivas de consciência e Expressão corporal em pacientes de poliomielite. Ela trabalhou como chefe da equipe de terapia corporal até 1953, neste mesmo hospital. Assim ela fala sobre a experiência:


"Analysis of the movements necessary to do notation gave me a body of knowledge that I began to use in
physical rehabilitation.... The absence of movement taught me what movement is about, so I developed
new techniques...I was a very unconventional physical therapist"
(entrevista com Ilana Rubenfeld, em Somatics, 1977)1


Sua experiência com pacientes de pólio, depois estendida para o trabalho com crianças e até usuários de saúde mental, não impediu que Bartenieff seguisse trabalhando com a formação de bailarinos na metodologia do sistema desenvolvido por Laban. Na verdade, o cruzamento dessas experiências possibilitou um rico laboratório para sua pesquisa corporal e a levou ao desenvolvimento de uma metodologia própria, os Fundamentos de Bartenieff e à fundação de um centro voltado para esse trabalho, o Instituto Laban de Estudos do Movimento.


LIMS - Laban Institut of Movement Studies




1. Análise do movimento necessária para a notação me deu um corpo de conhecimento que eu comecei a utilizar na reabilitação corporal... A ausência de movimento me ensinou sobre o quê o movimento trata, então eu desenvolvi novas técnicas... Eu era uma terapeuta corporal nada convencional. (tradução nossa)


Instituto de Movimento: formação profissional no Sistema Laban/Bartenieff

Em 1965, Irmgard e dois assistentes estabeleceram o primeiro curso de Esforço/Forma (nome pelo qual era chamada a metodologia de Laban), em Nova Iorque. Em 1973, o programa “Laban Movement Studies” foi certificado, já introduzindo a abordagem própria de Bartenieff sobre as teorias de Laban. Este programa foi reconhecido na época como um aprofundamento nesta metodologia, a nível universitário, oferecendo o título de Analista do Movimento. Ao longo dos anos o programa tem ganhado prestígio internacional.


Em 1978, Bartenieff fundou o "Laban Institute of Movement Studies - LIMS", que após a sua morte, em 1981, teria o nome mudado para "Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies".


Ver Também


Links Externos


Referências Bibliográficas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home