Kleber Damaso

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

"Perfume para Argamassa" com Kléber Damaso e Viviane Domingues. Foto: Divulgação Bienal SESC de Dança (SP)


Kléber Damaso iniciou sua formação em dança em 1994 com Henrique Rodovalho e terminou graduando-se em Dança pela UNICAMP. Hoje é Bailarino, Coreógrafo, Pesquisador e Professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Por seu trabalho tem se destacado no cenário artístico e tornou-se mais um nome da Dança Contemporânea de Goiás em atividade e produção continua.


Já foi Diretor e CoFundador da "Desvio - Espaço de encontro e meio de circulação de idéias e investigações sobre o corpo"; coordenador artístico e pedagógico do Espaço Quasar. Em 2004 foi selecionado para o Ateliê de Coreógrafos de Salvador. Foi contemplado com a Bolsa Vitae de Artes, em 2005, e Com Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna em 2006. Também foi convidado pelo Centro Dramático de Aragon (Espanha) em 2006 e 2007 do para elaboração de residências coreográficas. Ainda neste tema, coordena, no Brasil, um programa de residências trans-estéticas e intercâmbios culturais, intitulado “Conexão Samambaia"


Em 2008, Kleber Damaso foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, no Programa de Bolsas de Estimulo à Criação Artística – Categoria Dança (Coreografia) e criou a obra "Perfume para Argamassa - Intervenção Poética sobre a Paisagem Urbana" em parceria com Viviane Domingues, com quem compartilha inúmeros projetos e ações. "Perfume para Argamassa" estreiou em 2009 e recentemente foi contemplada com o Prêmio Klauss Vianna de Dança da FUNARTE para realização de circulação nacional e pela Lei Goyazes (Programa de Incentivo à Cultura do Governo de Goiás) para circulação pelo interior do Estado de Goiás.


Desenvolveu o projeto Construções Antropomórficas – reinvenções do corpo na fotografia de Karl Blossfeldt e na animação de Lotte Reiniger, através do programa de Pós-graduação em História Cultural da UFG.


Dentre suas obras de destaque está Perfume para Argamassa (2009), perfomance criada e executada com Viviane Domingues. Projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, no Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística – Coreografia Dança (Dança).


Kléber Damaso em "Perfume para Argamassa", de Kléber Damaso e Viviane Domingues. Foto: Divulgação Bienal SESC de Dança (SP)


Ficha Técnica:

Criação, intervenção e imagens: Kleber Damaso Bueno e Viviane Domingues.

Trilha sonora: Marcus Vinícius Milhomem

Colaboradores: Ana Carolina Wenceslau, Mateus Dutra, Raoni Paniago e Rodrigo Flamarion

Programação visual: Lívia Cejane


Viviane Domingues em "Perfume para Argamassa", de Kléber Damaso e Viviane Domingues. Foto: Divulgação Bienal SESC de Dança (SP)



Em 2011, Kléber Damaso traz outro trabalho combinando diferentes artes. Em 'Construindo Janice, ele traz à cena desenhos de Guilherme Wohlgemuth. Este trabalho foi aprovado pelo Ateliê de Coreógrafos Brasileiros Ano IV e realizado em Salvador, no Teatro Castro Alves.


Construindo Janice, coreografia de Kléber Damaso e Desenhos de Guilherme Wohlgemuth. Fotos: Blog Dança Fotos (Reprodução).



Referências

Programa do espetáculo "Perfume para Argamassa" 1, ], acesso em outubro de 2011.


Guilherme Wohlgemuth no Blog Dança Fotos 2, acesso em fevereiro de 2012.

Divulgação feita pela Bienal SESC de Dança (SP) 3], acesso em fevereiro de 2012.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home