Lya Bastian Meyer

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Biografia

Uma das pioneiras da dança no Rio Grande do Sul, Eliane Clotilde Bastian Myer Schimitz, cujo o nome artístico é Lya Bastian Meyer, nasceu em Porto Alegre, em 23 de janeiro de 1911. É filha de Oscar Bastian Meyer e de Clotilde Nuderitz Meyer, ambos sempre incentivaram a filha a seguir a profissão de bailarina.


Ao longo de sua carreira exerceu funções de bailarina, professora e coreógrafa. Se casou em outubro 1933 com Henrique H. Schimitz. Lya deu seus primeiros passos no Instituto de Cultura Física, cursando aulas de ginástica rítmica, onde mais tarde iria lecionar a convite de sua professora Mina Black.


Em 1931, Lya viajou para Europa onde estudou na Alemanha com Eugenie Eduardowa. Mais tarde estudou dança com Rita Pokst da ópera de Wiesbaden e Tatiana Guzowski, a qual era muito influenciada por Mary Wigman. A partir dessas experiências, ao voltar a Porto Alegre, abriu sua própria escola em um primeiro momento vinculada ao Instituto.


Em 1932, Lya separa-se do Instituto de Cultura Física, para fundar uma escola independente chamada Escola de Bailados Clássicos Lya Bastian Meyer. Na sua escola, Lya pretendia formar além de belos corpos em seus alunos, artistas que entendessem a dança como arte, técnica e estética. Lya, com objetivo de aprimorar sua técnica, volta para Alemanha em 1938, quando realizou um curso na Meister Sttate Für Tanz, em Berlim. Nessa ocasião conheceu professores de todas as tendências, críticos de arte e diretores de ópera. Além de conhecer o trabalho de Mary Wigman.


Ao voltar a Porto Alegre, prosseguiu seu trabalho na Escola de Bailados e em 1943 se tronou diretora da Escola Oficial de Dança do Theatro São Pedro.


Baila3.jpg

Referência

CUNHA, Morgada e FRANCK, Cecy. Dança: nossos artífices. Porto Alegre: Movimento, 2004.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home