Método Dança-Educação Física

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

O Método Dança-Educação Física foi desenvolvido pelo professor, bailarino e coreógrafo Edson Claro. O método se dá com a relação da Dança com a Educação Física enquanto processo educacional, com enfoque multidisciplinar amparado na interdisciplinaridade (GOIS, 2009), o qual apresenta estudos que passam por vivencias teórico-práticas ocidentais e orientais, a fim de consolidar a sua obra. Claro (1988) coloca que “a dança e a Educação Física se completam... a Educação Física necessita de estratégias de conhecimento do corpo e a Dança das bases teóricas da Educação Física”. A partir desta visão, busca-se uma maior conscientização do dançarino, surgindo assim, novas possibilidades e limites para o corpo que dança (ANTUNES, 2010). O estudo é voltado predominantemente para os aspectos da educação, reeducação, manutenção e profilaxia do corpo.

Vale ressaltar que a proposta de união das duas áreas – Dança e Educação Física – deve ser aplicada a vida do aluno, independente da decisão pessoal de ser atleta ou bailarino, uma vez que a proposta é a interdisciplinaridade. É importante deixar claro que o Método Dança-Educação Física, com relação a sua proposta teórico-prática de trabalho corporal voltado para a integração do individuo como um todo, está comprometido com um trabalho educativo e formativo de base, predominantemente profilático (CLARO, 1988).

O método é aplicado a partir de técnicas corporais fundamentadas pela bioenergética, que trazem consigo uma predominância das técnicas de relaxamento favorecendo a compensação do desgaste da atividade física. Como, por exemplo, a dor provocada por tensões musculares crônicas na região lombar. Após a fase aguda, é possível alivia-la com o exercício do relógio da Técnica Feldenkrais. As movimentações realizadas com esse exercício provoca uma conscientização integral da região coxofemoral, favorecendo o relaxamento muscular.

Outros exercícios e técnicas são utilizados pelo método, como: O repouso construtivo, de Sweigard; Exercícios com bolas de tênis ou borracha sob a planta dos pés, de Bertherat e Mezieres; Exercícios para a sensopercepção, de Stokoe.

As técnicas utilizadas apresentam inter-relações tanto nas estratégias como nos objetivos desses exercícios, que tem como foco a melhora, a recuperação e a manutenção profilática do ser humano.


Tabela de conteúdo

Inter-relações propostas por Edson Claro


Teorias aplicadas para se chegar à prática

Fundamentando a prática com acompanhamento teórico, o profissional que irá aplicar a prática ganha mais segurança e facilidade na educação do indivíduo. Neste caso o referencial teórico foi proposto de acordo com as seguintes faixas etárias:

Crianças

Adolescentes

Adultos


Links externos

Link para download da dissertação de mestrado de Edson Claro, onde ele desenvolve sua pesquisa sobre o Método Dança-Educação Física. Download


Referências

ANTUNES, M. R., JARDIM, T. D., Dançando com as diferenças: a construção de ações pedagógicas. In: I Encontro ouvindo coisas: Instituindo outras formas de estar juntos. 2010, Santa Maria, RS.
CLARO, E. C. F., Método Dança-Educação Física: uma alternativa de curso de especialização para o profissional da dança e da educação. São Paulo, 1988.
GOIS, A. A. F., A dança como expressão cultural na educação física escolar. Piracicaba, SP. 2009.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home