Mostra de Videodança do Puro

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Curso de Graduação em Produção Cultural UFF

Objetivo

Refletir sobre o hibridismo do vídeo, cinema e dança, por meio de exibição de obras nacionais e internacionais é o foco da Mostra de Videodança do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense.


A produção de videodança no Brasil ganhou fôlego no início deste século, e ao longo desses anos, vem percorrendo uma trajetória ascendente de amadurecimento e expansão. Neste período importantes mostras surgiram como o Dança em Foco, no Rio de Janeiro, e o Festival de Videodança do Recife/PlayRec, que se estabeleceram como eventos para a difusão, formação e produção das diferentes possibilidades de aproximação entre corpo, movimento e imagem.


Para a coordenadora da mostra, Beatriz Cerbino, uma das possibilidades para se pensar a videodança é entendê-la como o “diálogo” entre dança e o vídeo, arte e tecnologia enfatizando que, "o resultado gerado é uma obra em que esses fazeres artísticos se tornam indissociáveis. Trata-se da materialização de um pensamento que integra as idéias do coreógrafo e do videomaker, em uma forma híbrida que não deixa distinções entre o vídeo e a coreografia. Mas essa é apenas uma das inúmeras leituras possíveis, pois encontramos variáveis a cada nova criação", conclui Cerbino.


A mostra de vídeodança é realizada pelo curso de produção cultural da UFF de Rio das Ostras, e sua primeira edição realizada em 2009 foi coordenada pela professora de dança Beatriz Cerbino e organizado pelos alunos da disciplina “Dança e Produção Cultural”: Bruno Lelis, Géssica Lomba e Nathalia Máximo.


• Lançar reflexões sobre o cruzamento do vídeo, do cinema e da dança, por meio da exibição de obras de videodança, nacionais e internacionais;

• Aproximar disciplinas de vídeo e cinema daquelas ligadas à dança, propondo uma reflexão conjunta;

• Oferecer às pessoas, de modo geral, conhecimentos acerca da dança e da videodança, como forma artística;

• Trazer novos conhecimentos aos alunos e profissionais de produção cultural, nesse caso a produção na área da dança;

• Utilizar os conhecimentos adquiridos nessa disciplina para aproximar e apresentar a produção de dança a todos os interessados nessa arte.


Sua segunda edição aconteceu no ano de 2010, dentro da programação da Agenda Acadêmica do UFF.


Fonte

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home