Quasar Cia de Dança

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Quasar Cia de Dança em "Céu na boca". Foto: Lu Barcelos Chocolate Fotografias.

História

A Quasar cia de Danca é uma companhia goiana de contemporânea que foi criada em 1988 por Vera Bicalho e Henrique Rodavalho. Instalada na região central do Brasil a companhia tem construido seu nome graças à incessante pesquisa o que acabou resultando numa linguagem própria e identitária do grupo que além de influenciar os grupos mais tornou-se novos tornou-se referência estética para apreciadores, estudiosos e outros profissionais da área de dança.


Influenciados pelo Grupo Energia que atuara na cidade de Goiânia no início dos anos 80 e pelo trabalho de Julson Henrique, os criadores da Quasar buscavam aproveitar as influências sem contudo prender-se à qualquer modelo. Resolvem apostar em uma proposta que quebrava as regras acadêmicas e modelos existentes não só no pensar/fazer a dança, a arte contemporânea mas buscando traçar um caminho próprio.


Alguns pontos na criação da Quasar merecem destaque: o fato de ser uma companhia que se formou, solidificou um trabalho através dos tempos e se afirmou artísticamente afastada do Eixo Cultural (SP-RJ); a aposta inovadora e até destemida de apostar no novo quando para sua a montagem de seu primeiro espetáculo a tarefa de criação coreográfica foi designada à Henrique Rodovalho que naquele momento era um estudante de Educação Física ligado às artes marciais e a busca por linguagem própria que fosse condizente com o pensamento contemporâneo da companhia.Esses três pontos podem ser citados como contribuidores decisivos para a construção da identidade da companhia e pelo comprometimento profissional assumido.


Aos poucos a preocupação com a inovação cênica do grupo foi dando lugar ao comprometimento com novas propostas de movimentação e o crescimento dos trabalhos da Quasar foi notado internacionalmente. Em 1993 veio o primeiro convite para uma participação no exterior e a companhia foi para o Festival de Arte e Dança de Manizales, na Colômbia. No ano seguinte, foram à Alemanha e à Israel levando "Versus".


Analisando a trajetória da companhia, outra obra emblemática foi "Mulheres" pois por ela Henrique Rodovalho recebeu o premio de melhor coreógrafo no XXI Premio INBA-UAM (Instituto Nacional de Bellas Artes da Universidad Autónoma Metropolitana), de composição coreográfica no México e pela primeira vez em mais de vinte edições do evento um artista estrangeiro foi premiado.


Em 2003, em comemoração aos 15 anos de existencia da companhia inaugurou-se o Espaço Quasar, um Centro Cultural que se dedica à produção, exibição, e discussões sobre trabalhos que se comprometam com a arte, cultura e contemporaneidade. Atualmente o espaço abriga as duas companhias: Quasar cia de dança e Quasar Jovem, uma produtora de eventos, o Café Joanete e uma sala de teatro batizada como Julson Henrique.


Já em 2009 a Associação Quasares realiza a 2ª edição do Paralelo 16 - Mostra de Dança Contemporânea, em Goiânia e começa uma turnê pelo Brasil e exterior com o espetáculo "Céu na boca". Na turnê internacional foram visitados: Bolívia, Namíbia, Vietnam e Espanha. Em 2010 "Ceu na boca" estréia na Alemanha enquanto "Só tinha que ser com você" foi apresentado na Espanha no mesmo ano.


Quasar Cia de Dança em "Só tinha que ser com você". Foto: Rubens Cerqueira.


Mais uma vez inovando a Associação Quasares realiza pela primeira vez uma edição do Paralelo 16 - Mostra de Dança Contemporânea. Em 2011 de 02 a 20 de novembro as Quasares se juntam para promover este evento de dança com intuito de aproximar trabalhos e artistas das duas cidades, Goiânia e Brasília, em prol da dança. A programação reservada para esta edição abrigará 12 espetáculos diferentes de várias companhias do país, Além do espetáculos, como em todas as edições do evento, há um espaço dedicado à articulações de ações voltados para a qualificação de profissionais da área través de oficinas, intercâmbios e outras trocas artísticas entre produtores, artistas e realizadores de várias regiões do Brasil.


Obras

Quasar Cia de Dança em "Tão próximo". Foto: Lu Barcelos Chocolate Fotografias


Estudos (1989);

Sob o mesmo azul (1990);

Não Pertube (1992);

Três ao centro (1992);

O ovo da galinha (1993);

Versus(1994);

Registro (1997);

Divíduo (1998);

Coreografia para ouvir (1999);

Mulheres (2000);

Empresta-me teus olhos (2001);

O+ (2004);

Só tinha de ser com você (2005);

Uma história invisível (2006);


Quasar Cia de Dança em "Por instantes de felicidade". Foto: Rubens Cerqueira.


Por instantes de felicidade (2007);

Céu na boca (2009)

Tão Próximo (2011)


Referências

Site Oficial Quasar cia de Dança 1, acesso em 28 de outubro de 2011.

Blog Quasar cia de Dança, 2, acesso em 07 de novembro de 2011.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home