Rita Pavão

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa


Rita1.png

Vida

Rita de Cássia Pavão nasceu em 25 de novembro de 1953, em Curitiba. Iniciou os estudos em balé clássico aos 5 anos; aos 20 anos, foi para os Estados Unidos e estudou dança na Universidade de San Diego, bacharelando-se em Belas Artes em Dança Moderna e Coreografia, na School of Performing Arts da United States International University.

Logo antes de ir estudar no exterior, Rita Pavão trabalhou no Curso de Dança Moderna da Sociedade Thalia, criado experimentalmente em 1972 e efetivado no ano seguinte. Artigo: Dança Moderna (março de 73)

Em 1977, voltou a Curitiba e montou o grupo Esphera. Ainda em 1977, coreografou para o Balé Teatro Guaíra C.B. On The Rock (música de Stuparik) e Let It Be. Em 1978, retornou ao Estados Unidos para concluir o mestrado.

Em 1980, retorna ao Brasil e, em 1981, cria o Studio Rita Pavão. Rita ficou conhecida pelo seu pioneirismo na dança moderna do Paraná e como profissional com atuação definitiva para a difusão do gênero. [1]

Em 1982, participou da criação da União dos Artistas Independentes Contemporâneos (UAIC), que reuniu artistas plásticos, cantores, músicos, bailarinos e atores. Após sair do grupo, associou-se ao bailarino Hugo Dellavale.

Na década de 80, Rita também trabalhou para a Fundação Teatro Guaíra, no Curso de Artes Cênicas da Fundação Teatro Guaíra.

Nos últimos anos, dedicou-se ao aprimoramento acadêmico (pós-graduação), com a principal preocupação de ligar dança à consciência corporal. Também desenvolveu um trabalho teatral e coreográfico no Espaço Cultural Glasser.

Rita Pavão morreu em 1º de agosto de 2006, em Curitiba.

Homenagens em blogs

Rita2.jpg



Referências

http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/377106/

http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/190923/

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home