Sônia Mota

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Nasceu em 1948, em São Paulo/Brasil. Nas décadas de 70 e 80, exerceu um papel decisivo na dança contemporânea brasileira como bailarina, professora e coreógrafa. Mudou-se em 1989 para a cidade de Colônia, na Alemanha, e até 2004 trabalhou quase que exclusivamente como professora de dança, aplicando seu método Arte da Presença em diversas escolas e companhias profissionais da Europa.


Em 2005, Sônia retornou ao palco com o solo VI-VIDAS, 1ª parte da sua trilogia sobre o feminino na sociedade contemporânea. Este espetáculo foi nomeado, em 2005, como um dos cinco melhores espetáculos de dança da cidade de Colônia e ganhou em 2008 o Premio Bravo! Prime Cultura como melhor coreografia.


Em 2007, estreou o duo QuaaDriDuuo, a 2ª parte da trilogia. Esta produção fala da mulher em relação ao homem, seu companheiro e adversário.


Em 2009, Sônia retoma suas atividades artísticas no Brasil, produzindo o evento de dança Sem Alaúdes nem Trombetas no Teatro Mars, em São Paulo, e fazendo a direção coreográfica de 22 Segredos para a Cia. de Dança do Palácio das Artes em Belo Horizonte, Minas Gerais.


Em 2010, Sônia assume a direção artística da Cia de Dança do Palácio das Artes de Belo Horizonte. Planeja nos próximos anos completar sua trilogia com TRISTEZA & JOSEFINE, sobre as relações entre gerações.


FONTE

Site - [1]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home