Teresa Taquechel

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

A bailarina, diretora, coreógrafa e fundadora da [Pulsar Cia. de Dança] Teresa Taquechel possui formação em Dança Contemporânea e graduação em Reabilitação Motora Através da Dança, pela Escola de Dança Angel Vianna, no rio de Janeiro.
Em 1990, quando conheceu Bruce Curtis, um bailarino tetraplégico, que começou a pensar na questão da dança com pessoas portadoras de deficiência.
Na mesma época, Teresa fez, junto de sua amiga Beth Maia, um curso ministrado por Bruce e logo em seguida Beth foi para Brasília trabalhar no Hospital Sarah, fazendo uso do material e da pesquisa que as duas fizeram junto com Bruce Curtis.
A administração do hospital, que ficou maravilhada com o trabalho, abriu concurso para contratar mais profissionais que desenvolvesse aquele trabalho, foi então que Teresa Taquechel se mudou para Brasília.
Teresa permaneceu em Brasília por um ano, desenvolvendo trabalhos com dança e consciência do movimento no Hospital Sarah.
Quando voltou para o Rio de Janeiro decidiu montar, junto com Alexandre Franco uma companhia de dança: a Ra Tame Tanz, que não tinha relação com o trabalho que Teresa vinha desenvolvendo, mas que, ainda sim, foi de grande importância para sua carreira pelo de, estando a frente da companhia, Teresa teria experiências como administradora, coreógrafa e diretora.
Apesar de dirigir a Ra Tame Tanz, e de ter grande parte do seu tempo dedicado a isso, Teresa também fazia, paralelamente, trabalhos de atendimento terapêutico a deficiente, e após sete anos a frente da Ra Tame Tanz decidiu se afastar da função de dirigente da cia., se dedicando apenas como bailarina da companhia.
Na mesma época, Teresa conheceu Beth Caetano, uma bailarina tetraplégica, e juntas montaram uma turma de pesquisa com pessoas deficientes e não deficientes. Porém, Teresa não se sentia satisfeita fazendo apenas pesquisas, ela queria mesmo é coreografar, ensaiar, e foi quando [Rogério Andreolli] entrou para o grupo que esse sonho se realizou.
Assim que Andreolli, que via a dança apenas como uma maneira de manter seu físico, começou a fazer parte do grupo, ele e Teresa dançaram juntos, e Teresa, encantada com aquilo, se dedicou à ideia de montar uma companhia com deficiente e não deficientes. Eis que surge a [Pulsar Cia. de Dança].


Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home