Yurek Shabelewsky
De Wikidanca
Yurek Shabelewsky nasceu em Varsóvia, Polônia, em 30 de outubro de 2010. Iniciou seus estudos em dança no Teatro Wielki (1919). Depois, foi para Paris (1926), onde conheceu Bronislava Nijinska, e dançou no Ópera de Paris (1928).
Shabelewsky foi aclamado como o maior intéprete, desde Nijinsky e A. Bolm, dos bailados “Príncipe Igor”, “Scherazade”, “Petrushka”, “Sinfonia Fantástica”, entre outros. Como bailarino realizou diversas turnês; também criou várias coreografias; sua importância para o Brasil, porém, em especial para Curitiba, foi sua vinda para a Fundação Teatro Guaíra, em 1971, para dirigir o Balé Teatro Guaíra e dar aulas na Escola de Danças Teatro Guaíra.
Yurek Shabelewsky morreu em 1993, em Curitiba.
Tabela de conteúdo |
Fundação Teatro Guaíra
Balé Teatro Guaíra
A presença de Shabelewsky na direção do Corpo de Baile Teatro Guaíra possibilitou ao grupo aproximar-se de uma estrutura de companhia profissional, devido à sua experiência antes de vir trabalhar em Curitiba.
Shabelewsky montou vários espetáculos: “Luz e Paixões Rebeldes”, de Bach; “Mosaicos”, de Marlos Nobre; “Griffon Triunfante”, de Rossi; “Pastoral de Outono” e “Danças Ciganas”, de Glazunov, entre outros.
Escola de Danças Teatro Guaíra
Exerceu a função de professor de dança na Escola de Danças Clássicas Teatro Guaíra, onde criou as obras: “Lago dos Cisnes” de Tchaikowski (1975), “Luz” de Bach (1975), “O Mandarim Maravilhoso” de Bartók, “Paixões Rebeldes” de Bach, “Mosaicos” de Marlos Nobre, “Fantasia Brasileira” de Mignone, entre outras.
Referências
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=38251
http://www.brasilcultura.com.br/audio-visual/cinemateca-de-curitiba-reapresenta-o-drama-olga/