Faculdade de Artes do Paraná
De Wikidanca
(Criou página com '~~~~ ===Instituição=== A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) é instituição estadual, pública e gratuita, responsável pela graduação em dança em Curitiba. Oferece aind...')
Edição posterior →
Edição de 00h06min de 1 de fevereiro de 2011
Naianasato 22h06min de 31 de janeiro de 2011 (BRST)
Tabela de conteúdo |
Instituição
A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) é instituição estadual, pública e gratuita, responsável pela graduação em dança em Curitiba. Oferece ainda cursos nas áreas de artes visuais, cinema e vÃdeo, música e teatro. A instituição iniciou suas atividades abrangendo apenas o ensino de música, com o nome de Academia de Música do Paraná, em 1931. Na década de 80, já renomeada Faculdade de Educação Musical do Paraná (FEMP), incluiu as graduações em artes visuais e musicoterapia. Em 1991, passa a ser denominada Faculdade de Artes do Paraná. O último curso a ser vinculado à instituição foi o Bacharelado em Cinema e VÃdeo, com a inauguração em 2005 do projeto CINETV - Escola Sul Americana de Cinema e TV.
Curso de Dança
O curso de Dança surgiu em Curitiba em 1984, sob a coordenação de Carla Reinecke, em um convênio entre a Fundação Teatro GuaÃra (FTG) e a PontifÃcia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O projeto contemplava principalmente os alunos recém-formados na Escola de Danças Clássicas da Fundação Teatro GuaÃra (hoje Escola de Dança Teatro GuaÃra), como uma continuidade na diplomação em dança. O curso ofertava habilitação em Bacharelado e Licenciatura, com regime seriado (anual) e na sede da Escola de Dança - com exceção das disciplinas técnico-cientÃficas, ministradas no campus da PUC-PR. Cabia à PUC a administração do curso, bem como a expedição dos diplomas; já a FTG, responsabilizou-se por fornecer o corpo docente.
Em 1993, desfez-se o convênio, e o curso, professores e alunos passaram a ter como mantenedora a FAP, embora ainda utilizassem as dependências da Escola de Danças Clássicas. Em 1997, a FAP, após funcionar em sedes provisórias (Ruas Treze de Maio, Paula Gomes, Pastor Manoel VirgÃlio de Souza), muda para sua sede própria (Rua dos Funcionários); as aulas práticas, no entanto, apenas começaram a acontecer em prédio da instituição em 2009, com a finalização da construção do "Barracão" (Teatro Laboratório da FAP).
A partir de 2011 o curso de Dança da FAP terá nova matriz curricular, baseada na necessidade de abranger diversidades de corpos e de dança, reconhecendo-os como lugar de pensamento, reflexão e questionamento (Martins, 2010). Até então, o eixo curricular contemplava as técnicas de dança clássica e moderna, sendo requisitado o domÃnio de ambas para o ingresso no curso - embora, segundo Martins (2010): Nos últimos anos as disciplinas de dança moderna ao proporem não mais a codificação e treinamento de vocabulários e padrões especÃficos, e sim a experimentação e testagem de técnicas e procedimentos, foram sistematicamente aproximando-se dos pensamentos que constituem a dança contemporânea.
Pesquisa e Extensão
Pesquisa
- Programa de pós-graduação em dança
- Grupo de pesquisa:
- Programa de Iniciação CientÃfica PIC/FAP
Extensão
Colegiado de Dança
O Colegiado de Dança é composto pelos seguintes professores:
- Andréa Sério Bertoldi
- Cinthia de Andrade
- Cinthia Kunifas
- Cristiane Wosniak
- Débora de Lara
- Débora Tadra
- Giancarlo Martins
- Gisele Onuki
- Gladis Tridapalli
- Luis Fernando Pereira
- Marila Velloso
- Perci Klein
- Rosane Gonçalves
- Rosimara Viol
- Rosimeri Rocha
- Sabrina Ortolan
- Scheila Maçaneiro
- Stela Maris da Silva
REFERÊNCIA
http://www.fap.pr.gov.br Acesso em: 23/10/2010
COLEGIADO DE DANÇA DA FAP. Histórico/diagnóstico do curso. Curitiba. 3 p. Digitado.
MARTINS, Giancarlo. Contexto(s) evolutivo(s) da dança contemporânea no Paraná. Curitiba: 2010
MARTINS, Giancarlo. Entrevista concedida a Naiana Zocche Sato. Curitiba, 27 out. 2010.
WOSNIAK, Cristiane. Um olhar institucional sobre a história da dança em Curitiba. In: PEREIRA, Roberto; MEYER, Sandra; NORA, Singrid (Org.). Seminários de Dança - Histórias em movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. P. 227 - 234.