Noverre: Cartas Sobre a Dança
De Wikidanca
É um livro de Marianna Monteiro publicado em 2002 pela EDUSP, que reúne escritos de Noverre, um dos pioneiros na reflexão teórica acerca do Balé.
Tabela de conteúdo |
O livro
O livro é fruto da pesquisa de mestrado de Marianna Monteiro, intitulada Natureza e artifício no balé de ação. A publicação apresenta duas partes, sendo a primeira uma leitura crítica e a interpretação da obra de Noverre, dividida em três capítulos denominados "O balé de ação: teoria e história", "Natureza e verossimilhança no balé" e "O bailarino comediante". E a segunda parte, a seleção e tradução, realizada pela autora, de quinze cartas de Noverre - até então inéditas em português - que estão presentes no livro Letters sur la Danse, publicado em Lyon e Stuttgart em 1760.
Segundo a autora , a obra de Noverre, reformador da dança francesa, é fundamental para o desenvolvimento da reflexão sobre os espetáculos de dança na modernidade. Bailarino e compositor de dança, Noverre propõe o balé de ação em contraposição ao balé de corte, mera mecânica do movimento, conceituando mudanças que levariam a dança à expressividade "que veicula significados e emociona" e que, ao mesmo tempo, exigiriam o desenvolvimento dos elementos propriamente coreográficos. (MÜLLER, 2000)
Assim, pode-se considerar este livro como guia para explorar o pensamento artístico de uma época e sobre esta linguagem artística que é o Balé
A autora
É Doutora e Mestra em Filosofia e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes. Integra o Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp, pois tem também experiência na área de Artes Cênicas, dança e teatro, tendo se profissionalizado como atriz em 1976.
Dedica-se a pesquisa em artes focadas no teatro, na performance, na dança brasileira e no teatro popular. Na Unesp, lidera o grupo de pesquisa: Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens e é pesquisadora no grupo de pesquisa da USP : Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama- NAPEDRA.
Além de Noverre: Cartas sobre a Dança escreveu também o livro Dança Popular: Espetáculo e Devoção (Terceiro Nome, 2011) e é co-autora dos vídeos: Lambe Sujo uma Ópera dos Quilombos e Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista.
Com Noverre: Cartas sobre a Dança ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte- Apca, de melhor pesquisa em dança. E Balé de Pé no Chão, a Dança Afro de Mercedes Baptista lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro e pesquisa no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro.
Jean-Georges Noverre
Jean-Georges Noverre (1727-1810) foi um dançarino, coreógrafo, mestre de ballet e historiador francês. É considerado um dos pioneiros na reflexão teórica sobre o Balé, tendo escrito um conjunto de cartas sobre este em sua época. O nome dessa obra teórica sobre dança se chama Letters sur la Danse. A primeira versão foi editada em 1760 em Stuttgart e Lyon; depois a edição inglesa de 1783 e, quase meio século mais tarde, as de 1804 e 1807, de São Petersburgo e Paris.
Sumário
PARTE 1 - Natureza e artifício no balé de ação
Prefácio
Considerações Preliminares
1. O Balé de Ação: Teoria e História
- Mimese: Do Balé de Corte ao Balé de Ação
- Eternos princípios, Gosto Cambiante
- Arte e Conduta Sociável: Mudança e Paradigma
- O Caminho da Pantomima
2. Natureza e Verossimilhança no Balé
- Do Conceito de Natureza à Forma Dramática da Ópera
- O Papel da Música e dos Sentimentos no Balé de Ação
- Da Cena ao Quadro
3. O Bailarino Comediante
- A Máscara Cai, a Alma Mostra-se
- A Paixão, a Naturalidade e os Gêneros
- O Ofício do Sentimento
Bibliografia
PARTE II – Cartas Sobra a Dança
Referências
MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas Sobre a Dança. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.
MÜLLER, Regina P. Revista de Antropologia vol. 43 São Paulo, 2000/ Noverre: Cartas Sobre a Dança. Disponível em [1]