Mostra de Videodança do Puro

De Wikidanca

Edição feita às 19h54min de 8 de dezembro de 2011 por Wikidança (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Curso de Graduação em Produção Cultural UFF

Objetivo

Refletir sobre o hibridismo do vídeo, cinema e dança, por meio de exibição de obras nacionais e internacionais é o foco da Mostra de Videodança do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense.


A produção de videodança no Brasil ganhou fôlego no início deste século, e ao longo desses anos, vem percorrendo uma trajetória ascendente de amadurecimento e expansão. Neste período importantes mostras surgiram como o Dança em Foco, no Rio de Janeiro, e o Festival de Videodança do Recife/PlayRec, que se estabeleceram como eventos para a difusão, formação e produção das diferentes possibilidades de aproximação entre corpo, movimento e imagem.


Para a coordenadora da mostra, Beatriz Cerbino, uma das possibilidades para se pensar a videodança é entendê-la como o “diálogo” entre dança e o vídeo, arte e tecnologia enfatizando que, "o resultado gerado é uma obra em que esses fazeres artísticos se tornam indissociáveis. Trata-se da materialização de um pensamento que integra as idéias do coreógrafo e do videomaker, em uma forma híbrida que não deixa distinções entre o vídeo e a coreografia. Mas essa é apenas uma das inúmeras leituras possíveis, pois encontramos variáveis a cada nova criação", conclui Cerbino.


A mostra de vídeodança é realizada pelo curso de produção cultural da UFF de Rio das Ostras, e sua primeira edição realizada em 2009 foi coordenada pela professora de dança Beatriz Cerbino e organizado pelos alunos da disciplina “Dança e Produção Cultural”: Bruno Lelis, Géssica Lomba e Nathalia Máximo.


Sua segunda edição aconteceu no ano de 2010, dentro da programação da Agenda Acadêmica do UFF.


Fonte

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home