Christine Greiner
De Wikidanca
Foto: Bob Paulino
Christine Greiner é professora Dra da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Coordena o curso de graduação em Comunicação e Artes do Corpo, que ajudou a criar. Desenvolve sua pesquisa na área de comunicação, com enfoque em estudos interdisciplinares do corpo. É parceira de trabalho de Helena Katz, com quem desenvolve o conceito de Teoria Corpomídia. É especialista em estudos do corpo no Oriente e teve dois de seus pós-doutorados realizados no Japão. É jornalista, professora e pesquisadora, e vem contribuindo ao longo dos anos com a construção de uma pensamento e reflexão crítica sobre a dança.
Breve Biografia
Christine Greiner é graduada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero e possui mestrado e doutorado pela PUC/SP. Segundo relata em entrevista dada ao Globo Universidade (2012) fez dança desde os 4 anos de idade e foi através de seu interesse por essa arte que voltou à estudar, após terminada a graduação e já com alguma experiência na área de jornalismo. Filha de mãe alemã e de pai chinês, Greiner sempre se interessou pelas diferenças culturais entre Oriente e Ocidente. Seria através de seu desenvolvimento como pesquisadora que apareceria, mais tarde, a ponte para esse estudo. Hoje coordena o Centro de Estudos Orientais no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC. Lançou também dois livros que tratam da temática: "O Teatro Nô e o Ocidente" e "Butô: pensamento e evolução".
Christine fez dois de seus três pós-doutorados no Japão, em Tóquio e Kyoto. Partindo de pesquisas sobre dança e teatro japoneses, ela desenvolve investigações acerca do corpo utilizando formulações e conhecimentos de campos como comunicação, semiótica, linguística, teoria da arte, filosofia, ciências cognitivas e neurociências. Assim ela conta:
"Foram dois os caminhos que me fizeram voltar para a universidade depois da graduação. Um deles foi a dança. Eu dançava desde os quatro anos de idade e estudei em academia de dança. Depois me graduei em jornalismo e trabalhei alguns anos na Editora Abril, passei pela revista Capricho, pela Veja, e aí, de repente, fui parar numa revista que se chamava Dançar. Comecei fazendo free lance, mas acabei me envolvendo demais, virei editora e fiquei lá durante oito anos. E foi trabalhando nessa revista que fiquei com vontade de voltar a estudar. Era uma revista especializada, que permitia um aprofundamento maior que na imprensa diária. Fiquei com vontade de estudar não apenas a dança, mas o corpo como um todo. Fui fazer mestrado na área de Comunicação e Semiótica na PUC e conheci o professor Haroldo de Campos. Com a ajuda dele, me interessei pelos estudos sobre o Oriente."(GREINER. Entrevista, 2012)
Outro aspecto relevante de seu percurso profissional é sua parceria com a também professora Dra Helena Katz. Juntas, desenvolvem em artigos, palestras, congressos e aulas a "Teoria Corpomídia", projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Comunicação e Semiótica, da PUC. A partir dessa pesquisa, o corpo ganhou um novo olhar acadêmico, interdisciplinar. Também pela perspectiva do corpo, Greiner fez parte do grupo de professores que fundaram o curso de Comunicação e Artes do Corpo, na PUC, em 1999. O novo curso tinha uma proposta bem peculiar para o estudo de comunicação, com habilitação em dança, teatro e performance.