Inaicyra Falcão
De Wikidanca
Disponível em Mulheres Negras
Tabela de conteúdo |
Inaicyra Falcão
Inaicyra Falcão dos Santos é bailarina, coreógrafa, atriz, cantora lírica, pesquisadora das tradições africano-brasileiras. Desde 1990, é professora doutora do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando na área de danças brasileiras, culturas e ancestralidade (Inaicyra Home Page).
Nasceu em Salvador, Bahia, sendo filha do mestre Didi e neta de Mãe Senhora, popular yalorixá da Bahia, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá (Inaicyra Falcão Wikipedia).
Formação e Carreira
Inaicyra freqüentou cursos na área de Dança Moderna e Jazz em escolas americanas e européias, com destaque para o Studio Alvin Ayle, em Nova York, o Laban Centre for Movement and Dance, em Londres e a Schola Cantorum, em Paris (Inaicyra Home Page).
Em 1972, Inaicyra Falcão graduou-se no curso de dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). De 1982 a 1984, realizou estudos e pesquisas na Universidade de Ifé e Ibadan na Nigéria, onde concluiu seu mestrado em Artes Teatrais. Em 1996, concluiu seu doutorado na área de Educação, pela Universidade de São Paulo (USP), com o título de Da Tradição Africana Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação (Inaicyra Falcão Currículo Lattes).
Espetáculo para a tese de doutorado: "Da Tradição Africana Brasileira a uma proposta pluricultural de Dança-Arte-Educação". Fotos de Roberto D'Angelo. Disponível em Inaicyra Home Page
Atuou como intérprete em diversas companhias de dança e teatro, com turnês internacionais, dentre elas o Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, o Ballet Brasil Tropical (com várias turnês pela Europa e Oriente Médio), o Theatre D’Ennah de Paris, França, e a Companhia Intercultural Peter Badejo, em Londres, Inglaterra. Também é atriz e coreógrafa nos eventos da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil, SECNEB (Inaicyra Falcão Home Page).
Desde 1990, é professora do curso de dança da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, sendo que em 2005 conquistou o título de livre-docente, na área de Práticas Interpretativas/Danças do Brasil, com Entrelaçar: a dinâmica da trama (Inaicyra Falcão Currículo Lattes).
Produções
- Livro: Corpo e Ancestralidade - uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Salvador: Editora UFBA, 2002.
Disponível em Mil Coisas
- CD: Okan Awa - Cânticos da Tradição Yorubá. Atração Fonográfica, 2002.
Disponível em Site do Instituto de Artes da Unicamp
Ver também
Artigo Inaicyra publicado no Jornal da Tarde
Ligações Externas