Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA)

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

HISTÓRICO

ImagesCAVOQ7EA.jpg

A Escola de Teatro e Dança, da Universidade Federal do Pará, iniciou suas atividades em meados de 1963, devido ao empenho do grupo Norte Teatro Escola, coordenado pela professora Maria Sylvia Nunes e pelo professor Benedito Nunes. Na época, a reitoria era composta pelo professor Dr. Silveira Neto, que garantiu a realização do primeiro curso voltado para as atividades teatrais, o qual originou a referida Escola.

Desta forma, a Escola de Teatro além de ter sido criada graças ao esforço do casal citado anteriormente e do Dr. Silveira Neto, teve apoio também de outros professores e de Cláudio Barradas, um grande nome para o teatro paraense, que fundou a Federação de Teatro, com vistas à legitimação das atividades desenvolvidas.

Inicialmente, a Escola era tida como “Serviço de Teatro Universitário, tendo cursos de Iniciação Teatral, atividades artístico-culturais como exposições, espetáculos, conferências e entre outros.

No ano de 1968, a professora Eni Corrêa ao lado de Marbo Giannaccini fundaram e dirigiram o Grupo Coreográfico da UFPA, onde a dança passou a fazer parte também desse espaço. O grupo impulsionou o ensino da arte corporal através do Curso Experimental de Formação de Bailarinos nos anos 90. No entanto, somente em 1992, após a criação do Núcleo de Arte, hoje Instituto de Ciências da Arte (ICA), as atividades de teatro e dança foram agrupadas.

Nesse período, o local ainda era com baixa infra-estrutura e sem muitos recursos financeiros, todavia a Escola começou a crescer e por isso veio a necessidade de implementar cursos profissionalizantes atendendo a demanda das artes cênicas.

Com isso, no ano de 2003 a Universidade Federal do Pará aprovou o Plano de Curso Técnico da Escola de Teatro e Dança, sob a administração do ICA, que tem por finalidade coordenar a Faculdade de Artes Visuais (FAV), Escola de Música (EMUFPA) e a Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA).

CURSOS

Os cursos da ETDUFPA baseiam-se no âmbito da Educação Profissional, respectivamente em nível Básico, nível Técnico Tecnológico; Superior e Pós-Graduação.

Os primeiros cursos foram aprovados pela Resolução nº 606/2003 do CONSUN/UFPA, estão inseridos no CNCT/SETEC/ME (Cadastro Nacional de Cursos Técnicos da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação) e desenvolvem-se no contexto de uma Escola de Educação Profissional (ETDUFPA), que integra a Rede Federal de Educação Tecnológica/SETEC/MEC.

Nesse mesmo ano de 2003, a Escola foi registrada junto ao Cadastro Nacional de Cursos Técnicos-CNCT, Portaria 219 de 29/09/2003. Conseqüentemente, o diploma e o certificado expedidos possuem validade nacional e atestam habilitação e a qualificação dos profissionais formados nos Cursos: Técnico em Ator, Técnico em Dança, Técnico em Cenografia e Formação Básica em Figurino. Após, houveram muitas lutas por parte de professores e diretores no desejo de alcançar a implementação de cursos de Graduação. Foi então que em 2008, iniciou-se a primeira turma de Licenciatura Plena em Dança e em 2009, Licenciatura em Teatro. Ainda no ano de 2008, iniciou-se o programa de Pós-Graduação do ICA, com a implementação de Especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo e posteriormente curso de Mestrados.

Assim, a ETDUFPA é um espaço que vem crescendo cada vez mais, já sofreu inúmeras modificações em termos de melhorias de estrutura, hoje funciona como unidade de ensino, pesquisa e extensão. Desde a sua criação, a Escola vem formando profissionais para a produção de conhecimento e para o mundo do trabalho, com os cursos profissionais. Além disso, forma bailarinos, cenógrafos, atores e figurinistas de diversas faixas etárias.

REFERÊNCIA

Histórico da Escola de teatro e dança Imagem etdufpa:

Imagem:

 http://img169.imageshack.us/i/fotonovafachadacerta.jpg/

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home