Festival Corpos Ímpares 2012
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Festival Corpos Ímpares 2012: Corpo, Arte e Diferença em cena
Histórico
O Festival Corpos Ímpares é um projeto da Pulsar Cia. de Dança, sendo um desdobramento do trabalho de Teresa Taquechel à frente da Companhia. Assim, o Festival tem como objetivo observar o lugar de revelação da multiplicidade do indivíduo e da possibilidade de produções artísticas entre corpos ímpares – de características singulares e únicas – a partir de pesquisas próprias de movimentos. Desta forma, o evento busca criar uma troca entre artes e a diferença.
O evento se atenta para diferentes formas de fazer arte, lidando ou não com deficiência, a fim de estabelecer um diálogo entre linguagens. Essas relações também de estabelecem em oficinas e mesas redondas oferecidas para pessoas com ou sem deficiência, além de mostras de vídeos e fotos, espetáculos, e a participação de várias companhias de dança e performance, nacionais e internacionais.
O Festival Corpos Ímpares, até então, já se apresentou em duas edições. A primeira em 2009, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e a segunda em 2012, com o edital do Fundo de Apoio à Dança de 2011 (FADA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
No ano de 2012 o evento aconteceu de 20 a 23 de setembro no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, dirigido a estudantes, bailarinos, educadores, entre eles portadores e não portadores de deficiência, basta estar interessado em vivenciar a arte e a diferença.
Os ingressos para os espetáculos foram oferecidos a um real, além de oficinas, palestras e mesas redondas gratuitas com inscrição prévia de uma hora antes do evento.
Estrutura do evento
O Festival Corpos Ímpares 2012, produzido pela Hólos Consultores e Associados, se dividiu em diversos tipos de atividades que transitam pelas artes. Essas atividades incluem oficinas, exibições de vídeos e imagens, mesas-redondas, apresentações de espetáculos de dança e teatro, conversas e aulas. Todas essas atividades, em geral, dialogam com o tema principal do evento que busca expandir o olhar para a multiplicidade de um corpo ímpar, trazendo a diferença como carro chefe.
Como coloca Teresa Taquechel: “Sentimos necessidade de aprofundar o debate a partir de experiências variadas nas quais o trabalho artístico se realiza através das diferenças. Nosso objetivo é promover uma troca de experiências e também fazer com que o público perceba que a arte é para todos, independentemente da condição física e social de cada um.”
Programação
O Festival Corpos Ímpares 2012 contou a apresentação de oito espetáculos e performances de dança e teatro, a realização de sete oficinas, três mesas redondas e uma palestra, além do lançamento do livro: Dança e diferença, de Lucia Matos e aula introdutória ao método Dinâmica muscular e Ballet Clássico.
Estatística
Oficinas | 7 |
Espetáculos de dança e teatro | 8 |
Mesas-redondas | 3 |
Exibições de imagens | 1 |
Conversa | 1 |
Aula | 1 |
Lançamento de livro | 1 |
Ficha técnica do evento
Direção Geral: Teresa Taquechel
Curadoria: Andrea Chiesorin, Camila Fersi, Maria Celia Salgado, Rogério Andreolli e Teresa Taquechel
Realização: Pulsar Cia. de Dança
Produção e Administração do Projeto: Holos Consultores Associados, Christina Penna, Patricia Salles, Beatriz Scarabotollo e Andreia Weissenberg
Produção Executiva e Direção de Palco: Paula Mori
Assistente de Produção: Carolina Lemos
Intérprete de Libras: Glauber Lemos
Iluminação: Pablo Rodrigues
Coordenação Técnica: Pablo Rodrigues
Assessoria de Imprensa: SPS Comunicação
Captação de Imagem: Bernardo Gebara e Líbero Nunes
Fotografia: Gabriela Jung
Design Gráfico: Propaganda Tática
Ligações externas
Festival Corpos Ímpares 2012
Pulsar Cia. de Dança
Referências
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Temporadas Outubro de 2012. Disponível em: <http://centrocoreografico.wordpress.com/programa-rio-danca/temporadas/>. Acesso em: 10 abr. 2013.
Divulgação da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas. Festival Corpos Ímpares 2012: corpo, arte e diferença em cena. Disponível em: <http://www.cbdcr.org.br/festival-corpos-impares-2012-corpo-arte-e-diferenca-em-cena>. Acesso em: 10 abr. 2013.
O Globo Blogs. Festival Corpos Ímpares 2012 está em cartaz até domingo. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2012/09/20/festival-corpos-impares-2012-esta-em-cartaz-ate-domingo-466332.asp>. Acesso em: 11 abr. 2013.