Juliana Silveira

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

JULIANA CARVALHO FRANCO DA SILVEIRA

Juliana Carvalho Silveira

Espetáculo Desiderium, do Grupo de Dança Primeiro Ato. Acervo pessoal.


Tabela de conteúdo

Apresentação

Juliana Silveira é mineira, nascida na cidade de Belo Horizonte, no dia 26 de novembro de 1966.

Bailarina, pesquisadora, e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que desde criança gosta de dançar, ainda que não tivesse nenhuma referência artística na família1.


1Entrevista cedida à autora em 16 de janeiro de 2012.


Formação e Carreira

Segundo Silveira (2012), seus primeiros passos na dança deram-se em aulas de dança oferecidas em escolas do ensino formal da capital mineira: aos cinco anos de idade na Escola Cecília Meirelles, e aos 11 anos no Instituto Zilah Frota. Passou também por um curto período na Escola de dança do Grupo Corpo, e logo em seguida, em 1978, entrou para o Ballet Ana Lúcia de Carvalho.

No Ballet Ana Lúcia de Carvalho ficou por mais de dez anos, onde fez aulas de Dança Clássica e participou do corpo de baile da escola. Silveira (2012) considera que esta foi sua primeira formação consolidada em dança. Lembra das viagens ao Rio de Janeiro com Ana Lúcia para assistir espetáculos de dança no Theatro Municipal, e onde teve também a oportunidade de fazer aulas com Tatiana Leskova e Eugenia Feodorova. Durante o período em que freqüentou a escola de Ana Lúcia de Carvalho também fez aulas com Betina Belomo, Walter Arias e Graça Salles.

Estagiou na Cia. de Dança Palácio das Artes, e em 1988, entrou para o Baleteatro Minas, sob a direção de Dulce Beltrão e Silvia Calvo, conta Silveira (2012).

Em 1989, entra para o Grupo de Dança Primeiro Ato, no qual permaneceu por dezesseis anos, afirma Silveira (2012). Durante este período, participou de todas as montagens realizadas - ao todo foram mais de dez espetáculos apresentados em turnês por todas as regiões brasileiras, e diversos países tais como Argentina, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Alemanha. Participou também de Festivais Nacionais e Internacionais.

Juliana Carvalho Silveira

Espetáculo Quebra-cabeça, do Grupo de Dança Primeiro Ato. Acervo Pessoal.


Silveira (2012) realizou alguns trabalhos como intérprete, paralelos ao Grupo de Dança Primeiro Ato, como a Videodança Cubo, sob a direção de Gustavo Schettino. Também paralelo ao grupo, graduou-se no Bacharelado (1992) e Licenciatura (2007) em Filosofia, pela UFMG.

Silveira (2012) considera a experiência vivida no Grupo de Dança Primeiro Ato, como uma segunda grande formação em dança, que contou com aulas de Dança Clássica, com Betina Belomo, e Dança Contemporânea, com Dudude Hermann e Lydia del Picchia. Além da oportunidade de trabalhar com coreógrafos, diretores e artistas consagrados no universo da dança, como Tuca Pinheiro, Dudude Hermann, Arnaldo Alvarenga, Gerald Thomas, Sônia Mota, Paulinho Polika e Rodrigo Campos.

Em 2005, deixou o Grupo de Dança Primeiro Ato, dando início, no ano de 2006, a uma carreira independente, participando das montagens dos espetáculos E se... , ganhador do Prêmio Estímulo às Artes da Fundação Clóvis Salgado e 1920, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte (SILVEIRA, 2012).


Juliana Carvalho Silveira

Espetáculo 1920. Acervo pessoal.


Em 2007, ingressa no programa de mestrado em Artes também da UFMG, concluído em 2009. Durante o Mestrado, realizou pesquisa de campo na cia dirigida por Pina Bausch, Tanztheater Wuppertal, a convite de Morena Nascimento, bailarina da cia e amiga desde a época do Grupo de Dança Primeiro Ato. Na ocasião, assistiu ensaios diários dirigidos por Pina Bausch, assistiu a espetáculos, fez aulas de dança com a cia, fez entrevistas, pesquisou em vídeos, livros e jornais e coletou materiais para sua pesquisa (SILVEIRA, 2012).

Em 2010, entrou para o corpo docente do Curso de Dança da UFV – Universidade Federal de Viçosa/MG, como professora, e do qual, foi coordenadora (2010-2012). Neste mesmo ano, dirigiu o espetáculo Coletivo 18, apresentado no mês de julho. Desde 2011, coordena o Grupo Rascunho, cujo trabalho é baseado em processos colaborativos de criação em dança (SILVEIRA, 2012).


Ver também

Grupo de Dança Primeiro Ato

Grupo Rascunho

Curriculo Lattes Juliana Silveira


Referências

Juliana Carvalho Franco da Silveira – entrevista cedida à autora em 16 de janeiro de 2012.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home