Lia Sampaio

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Maria do Céu de Souza Sampaio, conhecida como Lia Sampaio, é formada na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - UFBA, trazendo uma formação musical oriunda do Conservatório de Música Carlos Gomes, também na Bahia, tendo o acordeon como instrumento de formação e de paixão e um curso Normal, que lhe dava toda a formação pedagógica de que precisava, desenvolveu com toda essa bagagem uma metodologia inovadora, onde a integração se dava por meio das expressões artísticas e era o eixo de todo o seu trabalho e crescimento profissional, chamado 'Música e Movimento'.


A música, sua primeira paixão e expressão artística foi que a levou a descobrir a dança, que já fazia parte do seu dia-a-dia.


Em 1976, se formou no curso de dança, em Bacharelado e Licenciatura Plena em dança. Foi dançarina integrante do Grupo de Dança da UFBA, sob direção de Clyde Morgan, durante dois anos, dançando no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal; em Minas Gerais, Belo Horizonte, no Teatro Palácio das Artes; em Oureo Preto, no Festival de Inverno; Teatro Castro Alves, Teatro Vila Velha, Teatro do ICBEU, na Bahia, entre tantas outras apresentações.


Foram 15 anos de Bahia e 25 por esse Brasil à fora.


Ao chegar ao Amazonas, sempre esteve à frente de projetos culrurais da cidade, junto a Secretarias de Educação e Cultura e Instituições Federais, Estaduais e Privadas.


Foi coordenadora técnico-pedagógica, produtora, apresentadora e roteirista da TV Educativa, hoje TV Cultura, na década de 80 a 90, envolvida em programas como 'Literatura Amazonense', 'Fala Mulher' e 'Brincadeiras Populares'.


Foi professora de carreira da Universidade do Amazonas, de período de 1982 a 1997, participando de todas as ações sócio-culturais e políticas junto a Instituição.

Implantou a metodologia Música e Movimento (crianças), Dança Juventude (jovens) e o Núcleo Universitário de Dança Contemporânea - NUDAC.


Com a aposentadoria da Universidade do Amazonas, criou a Cia de Dança Lia Sampaio, com os bailarinos oriundos do NUDAC. O grupo realizou diversas apresentações, tanto nacionais, quanto internacionais.


Hoje, Lia Sampaio é Mestre em Dança em Processo com Dissertação defendida 2010 na UFBA - PPGDança com o tema: DANÇA NA REALIDADE AMAZÔNICA; Bolsista do PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PÓS-GRADUADOS DO ESTADO DO AMAZONAS RH POSGRAD/ FAPEAM;


Atualmente está assessora da direção da Escola de Arte e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas, ESAT - UEA. Com experiência na área de Artes, com ênfase em Produção Coreográfica, Consciência Corporal e Improvisação, atuando principalmente, arte educação, metodologia, dança e expressão, música e movimento e criatividade; Curadora de projetos culturais; Parecerista de artigos e textos de arte-educação; Consultora de Projetos de arte e cultura;








Recentemente, Lia Sampaio lançou seu site: www.liasampaio.com.br




Fonte: Dançando Conforme a Música

      Música e Movimento - Expressão e Criatividade
      Acervo Pessoal
      Material cedido por Lia Sampaio



GabihortencioGabihortencio 17h36min de 11 de julho de 2011 (BRT)

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home