Sacha Witkowski

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Sacha - Seminário de Economia da Dança - PID Bahia 2011 - Fotos de João Milet Meirelles - Arquivo Sacha Witkowski.

Bailarino, coreógrafo, pesquisador e articulador cultural e político da Dança em Goiás.

Sacha Witkowski, nasceu em 1981 no Rio de Janeiro, mas foi criado nas cidades de Santos(SP) e Goiânia (GO). Iniciou-se na dança em 1996 na Escola Técnica de Goiás (ETGO – hoje IFG), que naquela época disponibilizava aulas de artes para todos os cursos e para a Comunidade em geral. Foi pela comunidade que entrou na Escola e lá fez curso de teatro e entrou em contato com a dança, aos 17 anos.


Estudou com vários professores locais e teve contato com oficinas livres de dança contemporânea, seu foco desde seu início, com professores diversos. Em sua formação corporal se somam as Artes Marciais e o esporte (futebol, no caso)e também as brincadeiras de rua (subir em árvore, corre-corre e outros).


Obras e outros trabalhos

Sacha Witkowski integrou dois grupos de Goiânia: uma passagem rápida pela Valux com a coreógrafa Alessandra Vale, e o ¿Por quá? Grupo de dança, com a coreógrafa Luciana Ribeiro, onde participou como coreógrafo em dois espetáculos: Comum (2005) e Dançadeira (2008).


Em 2009, ele inicia seus trabalhos solos com Lembra daquele Rio? (2009), A morte do Cisne (2010) e alguns trabalhos de performance com Anna Behatriz Azevedo e alguns outros trabalhos com Márcio Pizarro no Grupo de Pesquisa Interartes (CNPq). Em 2011, encontrou Renata Lima, Professora da Curso de Dança da UFG e juntos propõem RUBRO, espetáculo contemplado pelo Klauss Vianna 2011 com estréia para o ano de 2012.


Fora estas criações artísticas, Sacha Witkowski, tem se inserido politicamente nos espaço públicos e políticos para lutar pelos interesses da dança e dos artistas de Goiânia e do estado de Goiás, inserindo a dança desta região em espaços importantes no Brasil e na esfera pública local. Esse interesse iniciou-se em 2007, com a idealização do Festival Diagnóstico da Dança. Neste evento e com os contatos realizados e os campos de atuação que corriam o Festival o interesse por políticas públicas para a cultura foi despertado, levando-o a buscar informar-se mais sobre o assunto através de publicações, eventos e contatos diretos com outras pessoas do Brasil.


Além disso, outro fator importante que contribuiu para que ele se engajasse nessa luta é o déficit da área no estado de Goiás. Assim, desde sua inserção defende as causas da dança e dos profissionais de dança nas reuniões setoriais no Estado e vale-se do espaço do Fórum de Dança de Goiânia para saber exatamente o que é de interesse comum.


Em reconhecimento à seu trabalho, Foi eleito membro Titular no Colegiado Setorial da Dança CNPC/MINC 2010/2012 e em 2011, indicado e empossado Conselheiro Estadual de Cultura. Hoje desenvolve discussões em torno da Economia da Dança em Goiânia, discutindo o assunto na cidade e em festivais como o Festival Panorama (Rio de Janeiro), Múltipla Dança (Florianópólis) e PID da Bahia.


Referências

Informações e imagens cedidas por e-mail por Sacha Witkowski, em novembro de 2011.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home