Steven Harper
De Wikidanca
Luanabezerra (disc | contribs) (→VÍDEOS RELACIONADOS) |
Luanabezerra (disc | contribs) (→HISTÓRIA) |
||
Linha 16: | Linha 16: | ||
- | Mudou para o Brasil no início da década 1990, e assim que desembarcou no Rio de Janeiro integrou a Orquestra Brasileira de Sapateado (1991-92). Em 92 criou o espetáculo Preto e Branco, um duo de sapateadores com [[Mauricio Silva]], que fez sucesso durante três anos nos palcos brasileiros. A partir de 1996 desenvolveu uma parceria com o contrabaixista e cantor Bruce Henri no espetáculo Jungle Tap!, hoje rebatizado de ''No Baixo do Sapateiro''. Além de muitas cidades brasileiras, se apresentaram na Argentina, Paraguai, França, Holanda, Suíça e em Nova Iorque. Em 1997 criou uma parceria inusitada com [[Carlinhos de Jesus]], juntando as linguagens do samba e do sapateado, apresentado na abertura do [[Festival de Dança de Joinville]] daquele ano. Em julho de 2000 teve a honra de ser o primeiro sapateador convidado do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. No mesmo ano, criou a [[ | + | Mudou para o Brasil no início da década 1990, e assim que desembarcou no Rio de Janeiro integrou a Orquestra Brasileira de Sapateado (1991-92). Em 92 criou o espetáculo Preto e Branco, um duo de sapateadores com [[Mauricio Silva]], que fez sucesso durante três anos nos palcos brasileiros. A partir de 1996 desenvolveu uma parceria com o contrabaixista e cantor Bruce Henri no espetáculo Jungle Tap!, hoje rebatizado de ''No Baixo do Sapateiro''. Além de muitas cidades brasileiras, se apresentaram na Argentina, Paraguai, França, Holanda, Suíça e em Nova Iorque. Em 1997 criou uma parceria inusitada com [[Carlinhos de Jesus]], juntando as linguagens do samba e do sapateado, apresentado na abertura do [[Festival de Dança de Joinville]] daquele ano. Em julho de 2000 teve a honra de ser o primeiro sapateador convidado do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. No mesmo ano, criou a [[Companhia Steven Harper]], que em parceria com o coreógrafo [[Mario Nascimento]], criou os espetáculos ''Sincopizante'' (2002), ''Sensorial'' (2004) e ''Combo'' (2006). De 2002 a 2005 apresentou o ''Flip Flop & Fly'', espetáculo com Bruce Henri e Bettina Dalcanale. Em 2008 estreou ''Jimmy'', um duo com a também sapateadora [[Adriana Salomão]]. Numa parceria com o percussionista/cantor e compositor Carlos Negreiros, em 2009, apresentou seu último trabalho, Re(pé)rcussão. |
Edição de 18h30min de 17 de agosto de 2011
--Luanabezerra 15h03min de 16 de agosto de 2011 (BRT)
Norte-americano, bailarino, sapateador, professor e coreógrafo. Reside no Rio de Janeiro desde 1991 e tem um papel importante no desenvolvimento do sapateado no País.
<toc> |
HISTÓRIA
Nasceu em 26 de agosto de 1964 em Munique na Alemanha, mas tem nacionalidade americana. Aos 3 anos de idade foi com a família morar na Suíça, na cidade de Genebra e onde iniciou seus estudos aos 15 anos com aulas de Jazz, Dança Moderna, Ballet e Sapateado. Fez aulas com Lynn Simonson (jazz), Cecilia Marta (jazz), Daniel Tinazzi (jazz), Robert Tucker (ballet), Nenette Charisse (ballet) e Michael Shawn (theater dance). No sapateado, seus principais professores foram Bob Audy, Lesley Lockery, Charles Goddertz, assim como os anos de pratica que seguiram. Em 1984, vai para Nova Iorque, completar seus estudos em dança e iniciar sua carreira profissional, trabalhou com a Lee Theatre Dance, dança contemporanea, New York, 1984, Clarence Teeters, Modern-jazz, NY, 1986, Fred Benjamin, Jazz, NY, 1986, atuou no musical My One and Only, fazendo turnê na Costa Leste dos Estados Unidos, 1986. Ainda dançou com a Lillo Way Dance Company, dança contemporanea, New York, 1986, com a Cia. Balletap America dirigida por Mercedes Ellington com turnê pela Holanda, 1987.
Mudou para o Brasil no início da década 1990, e assim que desembarcou no Rio de Janeiro integrou a Orquestra Brasileira de Sapateado (1991-92). Em 92 criou o espetáculo Preto e Branco, um duo de sapateadores com Mauricio Silva, que fez sucesso durante três anos nos palcos brasileiros. A partir de 1996 desenvolveu uma parceria com o contrabaixista e cantor Bruce Henri no espetáculo Jungle Tap!, hoje rebatizado de No Baixo do Sapateiro. Além de muitas cidades brasileiras, se apresentaram na Argentina, Paraguai, França, Holanda, Suíça e em Nova Iorque. Em 1997 criou uma parceria inusitada com Carlinhos de Jesus, juntando as linguagens do samba e do sapateado, apresentado na abertura do Festival de Dança de Joinville daquele ano. Em julho de 2000 teve a honra de ser o primeiro sapateador convidado do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. No mesmo ano, criou a Companhia Steven Harper, que em parceria com o coreógrafo Mario Nascimento, criou os espetáculos Sincopizante (2002), Sensorial (2004) e Combo (2006). De 2002 a 2005 apresentou o Flip Flop & Fly, espetáculo com Bruce Henri e Bettina Dalcanale. Em 2008 estreou Jimmy, um duo com a também sapateadora Adriana Salomão. Numa parceria com o percussionista/cantor e compositor Carlos Negreiros, em 2009, apresentou seu último trabalho, Re(pé)rcussão.
Os caminhos de sua carreira o levou a dançar também com a Orquestra UFRJazz (do maestro José Rua), com Carlos Malta e o Pife Muderno, com a cantora Mart’nalia e numerosos outros músicos, e sua última conquista será sapatear na “RockStreet” no Rock in Rio 2011 nos dias 24, 25 e 26 de setembro.
Como coreógrafo, Steven Harper também tem um trabalho consistente, fez coreografias para programas de televisão, grandes empresas, companhias de dança e circo e escolas de samba. Podemos destacar a abertura do programa Criança Esperança em 2008, a parceria com as companhias Intrépida Trupe e Cia. Aplauso, com os espetáculos Preciosa Idade (2009) e Todo mundo é mundo (2008), respectivamente. E nesse ano o Carro alegórico "Yes, nós temos bananas" da G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro que teve como tema O Rio no Cinema, que obteve grande repercussão.
Steven iniciou sua carreira de professor em 1986, na academia Steps, em Nova Iorque. Desde então, tornou-se professor requisitado para workshops em academias e festivais. Realizou desde que mora no Brasil, mais de 30 viagens internacionais para dançar e lecionar nos Estados Unidos e na Europa. No Rio de Janeiro, coordena o ensino do sapateado no Centro de Artes Nós da Dança com direção de Regina Sauer. Produz o evento anual Tap in Rio junto com Adriana Salomão.
Reconhecendo a identificação do seu nome com a arte do sapateado no Brasil, o fabricante de roupa e sapatos para dança Capézio criou a linha de produtos “The Steven Harper Collection”.
É membro do comitê diretor da International Tap Association, escreve sobre sapateado para jornais e revistas especializadas, e incentiva o sapateado nas suas mais diversas manifestações.
VÍDEOS RELACIONADOS
Festival de Música Corporal - CCSP/2010 [1]
Solo (2006)
[2]
FONTES
http://noticias.dancecast.com.br/2011/05/steven-harper-sapateado.html
LINKS EXTERNOS
Página do artista [3]