Corpo-Cópia
De Wikidanca
(Criou página com 'Corpo-Cópia é um espaço de documentação de projetos e programas que relacionam a dança, a performance, o corpo artístico, com a produção de conhecimento, registro, debat...')
Edição posterior →
Edição de 14h48min de 16 de julho de 2013
Corpo-Cópia é um espaço de documentação de projetos e programas que relacionam a dança, a performance, o corpo artístico, com a produção de conhecimento, registro, debate e reflexão. Foi criado em 2011 numa colaboração entre o Festival Panorama de Dança, a Live Art Development Agency (LADA) e o programa Composições Políticas. Teve sua 2ª edição em 2012, num programa que mesclou mostra de vídeos e mesas-redondas.
Breve Histórico
O projeto Corpo-Cópia surgiu como fruto de uma parceria entre a Associação Cultural Panorama e a Live Art Development Agency, após um intercâmbio profissional entre as duas entidades, envolvendo integrantes de cada instituição: Andrew Mitchelson (Reino Unido) e Paula Gorini (Brasil). O projeto ganhou espaço e se fortaleceu na colaboração com o programa Composições Políticas e seus diretores, Isabel Ferreira e Eduardo Bonito.
Durante o Encontro Iberoamericano de 2011, realizado dentro do programa Composições Políticas, o Corpo-Cópia funcionou como espaço de Documentos & Vestígios, que teve como enfoque o cruzamento entre arte e política. Nesta edição, o Corpo-Cópia ficou instalado num container estilizado como cineclube, dentro do centro do Festival Panorama, no Armazén da Utopia. Foi apresentada uma seleção de vídeos de dança contemporânea, performance, Live Art e documentários relacionados com a temática principal do projeto e com os artistas e trabalhos apresentados durante o encontro. A curadoria foi feita por Andrew Mitchelson, Paula Gorini, Isabel Ferreira e Eduardo Bonito.
Paralelo à mostra do cineclube, a Videoteca Panorama (Ponto de Cultura Espaço Panorama) apresentou uma seleção de vídeos de seu acervo, “Videoteca à La Carte”. Nessa seleção, o visitante podia escolher um título no cardápio e ser “servido” no cineclube.
Em 2012, o Corpo-Cópia realizou sua segunda edição, desta vez acolhendo a residência do acervo da Library of Performing Rights, uma coleção de livros, vídeos e publicações especializada em direitos humanos, a partir de indagações e provocações de trabalhos artísticos relacionados com o tema. O acervo foi enviado do Reino Unido, parte do acervo total da LADA, para fazer um residência e dar início a um novo corpo no Brasil.
Corpo-Cópia: Library of Performing Rights foi também uma colaboração entre a Videoteca Panorama e a Live Art Develoment Agency / LADA, produzida e curada por Eduardo Bonito e Paula Gorini (Brasil) e Andrew Mitchelson (Reino Unido). O projeto incluiu uma mostra de cinema com trabalhos relacionados à temática de direitos humanos e 4 mesas-redondas com especialistas e artistas, a partir dos seguintes eixos temáticos: Corpo Santo, Corpo-diverso, Corpo-manifesto, Corpo-identidade e Corpo-ativismo.
A mostra de filmes e mesas-redondas aconteceram no Cinema 2 do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). A Library of Performing Rights e uma seleção especial da Videoteca Panorama ficaram instaladas durante uma semana na Sala de Convivências do CCBB.