Associação Cultural Panorama

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Logo acpan.jpg

A Associação Cultural Panorama (ACPAN) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 para dar pessoa jurídica autônoma ao Festival Panorama de Dança e diversos projetos na área cultural, especificamente na área de dança. A partir de sua criação, a Associação passou a assumir, perante as esferas de governo, patrocinadores e parceiros, a proponência do Festival Panorama e outros projetos, bem como a gestão de fundos, execução e conseqüente prestação de contas referentes a eles.


A ACPAN tem uma abrangência geográfica e de atividades que vai muito além das realizadas no festival e no Rio de Janeiro. Desde sua criação, a Associação realiza regularmente atividades em parceria com os festivais do Circuito Brasileiro dos Festivais Internacionais de Dança, que incluem o Fid – Fórum Internacional de Dança (Minas Gerais), Bienal Internacional de Dança do Ceará e Festival Internacional de Dança do Recife.


Tabela de conteúdo

Finalidades


Breve Histórico

A Associação Cultural Panorama foi criada em 2007, logo após Eduardo Bonito e Nayse López terem assumido a diração do Festival Panorama. O festival criado em 1991, numa iniciativa de artistas da classe, a convite do extinto órgão público Rio-Arte, passou por muitas transformações ao longo de suas 2 décadas de existência (em 2011 o festival comemorou sua 20ª edição). A então diretora e coreógrafa Lia Rodrigues convidou Nayse e Eduardo como curadores, em 2006 passou para eles a responsabilidade da direção do festival. Lia havia decidido assumir apenas sua companhia em tempo integral, a Lia Rodrigues Companhia de Danças.


A criação de uma Associação Cultural possibilitou, inicialmente, a centralização administrativa do festival e de seus recursos. Dessa forma, foi criada uma sede que passou a funcionar o ano inteiro, com uma pequena equipe executiva e administrativa, diferente do que acontecia antes, que a equipe e a sede eram formados poucos meses antes do festival começar e se desfaziam ao seu término. Essa nova realidade trouxe também o desafio de se investir em outros projetos da área de cultura/dança, para que a Associação pudesse se manter ativa fora do período do festival.


Assim, o Festival Panorama continuou sendo (e é até hoje) o carro chefe da ACPAN, mas outros importantes projetos tiveram espaço, estrutura e reucursos humanos para se desenvolverem, conforme descritos no próximo tópico.


Principais Projetos

Festival Panorama

Montagem de fotos | Festival Panorama.[1]

Dirigentes

Nayse Lopez e Eduardo Bonito começaram no Festival Panorama como programadores convidados e desde 2006 assinam como diretores artísticos e programadores do festival e demais projetos da ACPAN. Em 2013 Nayse Lopez é diretora geral e diretora artística e Eduardo Bonito atua como consultor executivo/financeiro. Catarina Saraiva iniciou seu trabalho no Festival em 2011 com diretora de produção, e desde 2012 assumiu também a direção artística. Renato Saraiva ingressa na equipe do Festival em 2013 como diretor executivo.


Referência Bibliográfica

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home