Grupo Êxtase
De Wikidanca
Espetáculo Um tom para Todos Nós. Fotografia: Fernanda Torquato.
Disponível em Blog do Êxtase
Tabela de conteúdo |
Apresentação
Dirigido por Patrícia Lima, o Grupo Êxtase foi formado em 1985, na cidade de Viçosa, Minas Gerais, apresentando trabalhos em teatro, dança contemporânea, dança-teatro e balé clássico (Site do CDTB).
"O Grupo Êxtase já percorreu diversas cidades do interior, 11 capitais brasileiras e três países latino-americanos, em seus principais teatros como o Teatro Castro Alves (BA), Teatro Nacional de Brasília (DF) e Teatro João Caetano (RJ), sempre alcançando sucesso por onde passou" (Site do CDTB).
"Estendendo a proposta inicial, em 1993 foi criado o Grupo Êxtase de Danças Clássicas, que se destaca no cenário da dança, conquistando prêmios em concursos nacionais e internacionais que tem participado" (Site do CDTB).
"Em 2005, através dos benefícios da Lei Estadual de Cultura/MG, tornou-se o primeiro grupo de dança profissional da região e, com essa conquista, poderá crescer ainda mais no aspecto técnico e artístico, possibilitando ainda mais dedicação de seus integrantes" (Site do CDTB).
Conta também em seu currículo com participações de coreógrafos renomados, como Mário Nascimento, e Alex Neoral.
Espetáculos
Espetáculos como "O Grande Mentecapto" e "Capitães de Areia" resultaram em valorosos comentários de seus autores, Fernando Sabino e Jorge Amado:
"São extraordinários os componentes do Núcleo de Arte e Dança, especialmente o seu magnífico Corpo de Baile Feminino, do qual todas são a 1ª bailarina - comenta Sabino". (Site do CDTB).
"Depois de assistir as adaptações da minha obra para o teatro, cinema e televisão, não poderia imaginar que através da dança e da música é que seria transmitida toda a emoção, a sensibilidade e as características dos personagens criados por mim - comenta Amado" (Site do CDTB).
"Além disso, sempre em destaque na imprensa nacional e internacional com manchetes do tipo: "Bailarinos de Viçosa: Expressão pela energia"; "O encanto da areia"; "Técnica e emoção, num belo espetáculo"; "Grupo Êxtase: Toda emoção da obra do escritor" (Jornal Estado de Minas, Correio Braziliense, O Globo, Tribuna da Bahia, Jornal do Brasil, Clarin (Argentina) e muitos outros" (Site do CDTB).
"Marcante também o grande sucesso ao apresentar o espetáculo "Planeta Terra", no ECO-URBIS’92 (Primeiro Seminário Internacional sobre Problemas Ambientais dos Grandes Centros Urbanos) que reuniu chefes de Estado do mundo inteiro no Rio de Janeiro" (Site do CDTB).
Outros espetáculos: Caravana da Ilusão (2005/2006), Um tom para todos nós (2008/2009), Alguém Atrás de Mim (2009), Eu De Repente Outro (2008/2009), Sete Flores (2009), Cachorro Perdido (2009/2010), Por Partes (remontagem 2011), Robertos e Carlos(2011).
Ver também
Vídeo Espetáculo Cachorro Perdido - Grupo Êxtase. Acesso em março de 2012.
Vídeo Espetáculo 7 Flores - Grupo Êxtase. Acesso em março de 2012.
Referências
Blog do Êxtase. Acesso em março de 2012.
Site do CDTB. Acesso em março de 2012.