Balé da Cidade de São Paulo

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Theatro Municipal de São Paulo

Disponível em Site Prefeitura de São Paulo


Tabela de conteúdo

Apresentação

O Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) é uma companhia de dança contemporânea da capital de São Paulo, de grande excelência e reconhecimento nacional e internacional, com mais de 40 anos de atividades (Site Prefeitura de São Paulo).


Histórico

"O Balé da Cidade de São Paulo, antes de consolidar-se como tal, teve seu início em 07 de fevereiro de 1968, fundada pelo Prefeito Faria Lima, como forma de continuação do corpo de baile da Escola de Bailados do Theatro Municipal da capital de São Paulo, apresentando um repertório clássico. Seu diretor era Johnny Franklin, e a primeira apresentação pública da companhia foi em 12 de setembro de 1968 para acompanhar a ópera, e em 06 de abril de 1969 fez sua primeira apresentação como Corpo de Baile" (Site Prefeitura de São Paulo).


Somente em 1974, tornou-se oficialmente a companhia de dança, que permanece até os dias atuais, e que no ano de 2012 completa 44 anos de atividades (Site Prefeitura de São Paulo).


Em 1999, o Balé da Cidade destacou de seu elenco alguns bailarinos, os mais experientes e de consolidada carreira, para compor um grupo que busca a vanguarda dentro das tendências da dança contemporânea, abordando linguagens coreográficas através de conceitos e métodos diferenciados. O grupo compõe a então chamada Companhia 2 (Site Prefeitura de São Paulo).


Em quatro décadas, 309 bailarinos passaram pela companhia. Entre criações e remontagens, foram 21 obras apresentadas, incluindo 10 turnês internacionais e 57 prêmios, entre eles o de melhor bailarino, concedido a Dielson Pessoa, pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2007 (Reportagem Youtube)1.


Hoje, o Balé da Cidade possui em seu repertório obras dos mais conceituados coreógrafos da atualidade: Ohad Naharin, Vasco Wellenkamp, Gagik Ismailian, Germaine Acogny, Mauro Bigonzetti, Angelin Preljocaj, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Deborah Colker, Jorge Garcia, Luis Arrieta, Sandro Borelli, Mário Nascimento, Luis Fernando Bongiovanni, Maurício de Oliveira, dentre outros (Site Prefeitura de São Paulo).


Entre seus diretores, ao longo destes anos, destacam-se Antonio Carlos Cardoso, Iracity Cardoso, Marilena Ansaldi, Klauss Vianna, Mônica Mion (Site Prefeitura de São Paulo).


Em 2010, Lara Pinheiro assumiu a direção da companhia (Site Estadão).



1Reportagem exibida no programa Bom Dia São Paulo, na Rede Globo de televisão sobre os 40 anos do BCSP, exibido em 27/02/2008. Acesso em 25 de fevereiro de 2012.


Ver também

Vídeo Comemorativo dos 40 anos do BCSP - Realização de Osmar Zampieri.


Referências

Site Prefeitura de São Paulo. Acesso em 25 de fevereiro de 2012.

Site Estadão. Acesso em 25 de fevereiro de 2012.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home